David Duarte tem sido apontado pela crítica e nos circuitos alternativos como um dos mais legítimos sucessores do “Pessoal do Ceará”, aquele movimento musical que na década de 70 revelou vários cearenses para o cenário nacional, dentre os quais a famosa trinca Fagner, Belchior e Ednardo.
David Duarte, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, dono de uma técnica impecável tocando violão e voz marcante, que pode ser ouvida, por enquanto, somente nas FMs Universitárias, Atlântico Sul, Tempo, Calypso e outras que conseguem ter vida própria...
David afirma que não se prende a nenhum estilo musical, estando aberto a todas as tendências que não comprometam a qualidade das mensagens que tenta repassar. Porém, ao ouvi-lo, logo somos levados a fazer uma identificação com o romantismo moderno de Jorge Versilo, Zeca Baleiro e Lenine, principalmente em "O Que Eu Queria" e "Presente", canções de sua autoria que tocam nas emissoras acima citadas.
David expressa em seu CD "Dentro do Sonho", lançado em 1997, um repertório que ressalta uma personalidade voltada para elementos rítmicos. Este é o primeiro álbum solo do cantor, compositor e músico cearense David Duarte um dos mais criativos compositores da atual geração que reside em Fortaleza.
Já teve criações registradas pelos conterrâneos Kátia Freitas, Rogério Franco,Teti, Daniela Montezuma, Edmar Gonçalves e Marcus Brito entre outros, sendo inclusive estes três últimos títulos dos discos deles, "Pela Vida", "Bússola" e "Matiz" respectivamente.
Sua estréia é uma prova da renovação que pode ser implementada na música popular brasileira atual e que é elogiada por muita gente boa que tem acesso ao trabalho, que também tem nas artes gráficas outro grande destaque.
Isso sem mencionar o aspecto de qualidade musical com os instrumentistas e gravação e mixagem.
David Duarte venceu vários festivais de música na cidade e foi finalista no Festival Canta Nordeste, promovido pela Rede Globo, com a música Código, presente no seu primeiro CD Dentro do sonho. Também ganhou prêmio de melhor intérprete masculino, no 4° Prêmio NelSons do Ceará, em 2004.
Depois de emplacar o single "O que eu queria" e transforma-lo em um verdadeiro sucesso de execução, ele se concentra no lançamento de seu segundo CD solo Palavra Música. David espera repetir o sucesso do CD Dentro do Sonho, de 1998 e do CD "Som da Noite", em parceria com Paulo Façanha e Júnior Colares.
No III Festival de Inverno da Serra de Meruoca, encerrado na noite do sábado, 17/06/2006, deixou um saldo de múltiplas experiências e trocas de idéias - seja entre os compositores participantes, que compartilharam canções em animadas rodas de violão e expectativas nas duas edições do Ciclo de Debates sobre a Música Cearense, seja entre os milhares de espectadores, de Meruoca, Sobral, Fortaleza e de outras cidades, que se fizeram presentes nas três noites do evento.
Na mostra competitiva de música, o cantor e compositor David Duarte teve sua canção "Dor pra cantar" apontada pelo júri como a melhor do festival.