David Bisbal nasceu em Almería, sul de Andalucia, Espanha. [1] David foi o terceiro filho de sua família, tendo dois irmãos mais velhos: um irmão chamado José María e uma irmã de nome María del Mar. Bisbal saiu da escola jovem pois tinha mais interesse em música. Por mais que seus pais o tenham feito trabalhar em uma estufa por um tempo, ele começou sua carreira musical com 18 anos como cantor, quando foi descoberto pela orquesta Orquesta Expresiones. Em 2001, foi um dos 16 concorrentes no programa televisivo Operación Triunfo (similar ao American Idol). Ele foi o segundo finalista do show, que foi ganho por Rosa López. Devido à sua exposição nesse programa, foi notado pela gravadora Vale Music, que o ofereceu um contrato para que gravasse seu próprio CD solo. Seu primeiro álbum, Corazón Latino, foi lançado no fim do verão de 2002. Esse álbum foi gravado em Miami e produzido por Kike Santander. Foi um sucesso instantâneo: Corazón Latino rapidamente tornou-se um dos álbuns mais populares no mercado espanhol. Bateu os recordes de álbum XXXXX, com um milhão de cópias vendidas em poucos meses. No verão de 2002 começou uma turnê desse álbum na Espanha. Sozinho nas apresentações ou com Chenoa (outra participante do Operación Triunfo e sua noiva por três anos), seus ingressos foram esgotados. Em 2002, recebeu um prêmio de melhor álbum do ano com Corazón Latino. No Premios de la Musica, foi indicado para melhor revelação e no Premios Amigo para melhor revelação e melhor álbum.
Logo, a popularidade de Bisbal se espalhou para fora da Espanha. Em 2003, ele começou uma turnê na América Latina, fazendo mais de 80 shows, com todos os seus ingressos esgotados. Sua foto foi parar na capa de muitas revistas; ele foi entrevistado em muitos programas televisivos incluindo o Billboard Latin Music Awards e o Festival de Viña del Mar no Chile. Em Miami, Bisbal recebeu 8 discos de ouro pelas vendas de Corazón Latino nos EUA e América Latina. Também recebeu um prêmio por melhor novo artista internacional no Premios TV e Novelas de México. Seu single "Lloraré las penas" esteve no topo das paradas da Billboard Latina Tropical/Salsa e foi o terceiro na Billboard Hot Latin Tracks. Em 2003, Bisbal recebeu um Grammy Latino para melhor novo artista e foi indicado para melhor álbum pop vocal.
Em 2004, David lançou seu segundo álbum Bulería. Este tornou-se um rápido hit e rapidamente subiu para o topo das paradas na Espanha, na América Larina e nos EUA. Bulería é um álbum com a intenção de prestar homenagem à terra natal de Bisbal e inclui um sabor de flamenco junto com seu costumeiro estilo latino. Mais de um milhão de cópias foram vendidas na Espanha e 300.000 na América Latina e nos EUA. Bisbal também lançou mais dois álbuns: Todo Por Ustedes (Live) e David Bisbal edición europeo.
No seu álbum mais recente, Premonición, Bisbal canta com outros artistas como Tomatito, Vicente Amigo, Wisin & Yandel, Dan Warner, Lee Levin e Jon Falcone. Este é o álbum mais internacional de Bisbal. Desde o lançamento em outubro, Bisbal obteve cinco discos de platina e um de ouro nos EUA e Porto Rico. Ao todo, quase dois milhões de pessoas viram ao vivo Bisbal em meio mundo, durante estes cinco anos.
Na véspera de Natal de 2006, Bisbal cantou ao lado de artistas como Lolita Flores, Antonio Carmona, Fangoria, Paloma San Basilio e apresentador Raphael (cantor) no especial da TVE "Noche Buena Con Raphael".
Bisbal também formou um grupo voluntário para ajudar crianças que vivem em países sub-desenvolvidos.