×

Biografia de Darren Hayes

Darren Stanley Hayes (nascido a 8 de Maio de 1972) é um cantor, compositor e produtor musical australiano.
Entre 1997 e 2001, Hayes se tornou mundialmente conhecido como vocalista da banda
Savage Garden, ao lado do músico Daniel Jones. Após o término da dupla, o cantor seguiu em carreira solo, tendo lançado, desde então, três álbuns de estúdio.

Em 1993, Darren respondeu a um anúncio de jornal que pedia um vocalista para uma banda chamada "Red Edge", que tinha como integrante o multi-instrumentista Daniel Jones. Após um tempo, a banda se dissipou e Darren e Daniel formaram uma dupla, chamada Savage Garden, em referência à obra da autora norte-americana Anne Rice, intitulada O Vampiro Lestat.

O Savage Garden gravou seu primeiro trabalho em 1995. O primeiro single da banda "I Want You" (lançado em 1996) foi o mais vendido na Austrália naquele ano. A dupla assinou com uma gravadora local e gravou seu primeiro disco com o produtor Charles Fisher. Seu segundo single, intitulado "To The Moon & Back" foi lançado no fim de 1996 e chegou ao topo da parada australiana. O terceiro single "Truly Madly Deeply" foi o mais vendido de 1997 no país.

Em 1999, Darren se mudou para Nova York, enquanto Daniel continuou em Brisbane. Lá, ele escreveu as canções do segundo disco deles, chamado Affirmation, que saiu no ano 2000. O primeiro single deste novo trabalho foi "I Knew I Loved You", que bateu o recorde de permanência na Billboard, que era da própria banda com "Truly Madly Deeply", ficando 124 semanas no Hot 100.

Em Outubro de 2001 foi anunciado o fim do Savage Garden. Apesar de diversas especulações sobre a sepação da dupla, segundo Darren o motivo foi que Daniel desistiu da banda, por estar cansado da rotina de entrevistas e turnês mundiais que o sucesso exigia.


Em 2002 Darren lançou seu primeiro trabalho solo Spin, pela Sony Music, produzido pelo brasileiro Walter Afanasieff, o mesmo de Affirmation. O disco seguia a mesma linha pop do Savage Garden, com batidas dance e de R&B. O primeiro single "Insatiable" teve boa notoriedade, atingindo o terceiro lugar na Austrália. Os outros singles deste CD foram "Strange Relationship", "Crush (1980 Me)" e "I Miss You" – que tiveram boa divulgação.

Darren passou dois anos trabalhando em seu segundo álbum solo, intitulado The Tension and the Spark. O álbum marcou uma mudança de estilo do cantor, que resolveu seguir uma vertente mais eletrônica, trabalhando com o produtor Robert Conley. O disco foi bem aceito pela critica e pela maioria dos fãs. A primeira música de trabalho "Pop!ular" foi lançada em Julho de 2004 e chegou ao primeiro lugar da parada Dance da Billboard. Mas, com o pouco êxito do single seguinte "Darkness" a gravadora desistiu de promover o álbum, cancelando o lançamento do EP no Reino Unido. Em 2006, após a turnê de comemoração de seus 10 anos de carreira,

Darren anunciou o fim de seu contrato com a Columbia Records, pela qual vendeu 25 milhões de discos. No ano anterior, havia saído a coletânea Truly Madly Completely, contendo os maiores sucessos do Savage Garden e o single inédito do cantor "So Beautiful".


Em 2007 Darren lançou seu terceiro trabalho solo, o álbum duplo This Delicate Thing We've Made, que saiu por seu próprio selo (independente) Powdered Sugar. Neste disco, o cantor deu procedência ao seu envolvimento com a música eletrônica, produzindo músicas mais experimentais - sem perder, no entanto, sua vertente pop.
Em Abril de 2007, Hayes lançou por sua página no MySpace a primeira faixa de divulgação deste trabalho, intitulada "Who Would Have Thought", acompanhada de uma animação produzida por seu parceiro Richard Cullen, com que se casara em uma cerimônia civil na Inglaterra no ano anterior.

Logo em seguida, um novo vídeo - da faixa "Step Into The Light" - foi lançado na internet, junto com remixes da música em clubes ao redor do mundo. O cantor ainda fez uma mini-turnê promocional por bares no Reino Unido e América do Norte nos meses seguintes, antecipando o lançamento do single de "On the Verge of Something Wonderful", que saiu em Agosto de 2007. O álbum, finalmente, foi lançado em 20 de Agosto, contendo 25 canções antagônicas. O segundo single "Me, Myself And (I)" chegou às lojas em Novembro.

A turnê The Time Machine Tour teve início em Setembro de 2007 na Inglaterra, estendendo-se à Austrália. Em Fevereiro de 2008, Darren deu início à Side Two Tour, com músicas que ficaram de fora da primeira turnê. O terceiro single do álbum "Casey" foi lançado digitalmente em Março do mesmo ano. Em Julho de 2008, o cantor lançou o DVD ao vivo The Time Machine Tour, que atingiu o #1 na lista de vendas no Reino Unido, sendo seguido pelo lançamento do DVD This Delicate Film We've Made no começo de 2009.