×

Biografia de Dark Angel

Dark_Angel (USA) - Thrash Metal

Foi na Downey High School, de Los Angeles, que os amigos Jim Durkin (guitarra), Don Doty (vocal) e Rob Yahn (baixo) criaram, em 1981, um dos mais importantes nomes do metal, o Dark Angel. Eles gravaram a primeira demo no ano seguinte, na mesma época em que os colegas de escola James Hetfield e Ron McGovney estavam começando o Metallica. A influência básica era o extinto grupo Tank, de quem Doty, Yahn e Durkin eram fãs.

Entre o final de 1982 e o início de 1983, eles gravaram uma nova demo, "We Have Arrived", faixa que seria título do primeiro disco, além de "Hell's On Its Knees", que também estaria no lendário álbum, e "Gonna Burn", até hoje inédita.

Em 1984, Eric Meyer (segundo guitarrista) e Jack Schwartz (bateria) entraram para o grupo, que chamou a atenção das gravadoras Metalstorm Records/Azra nos EUA e Axe Killer na Europa.

No início do ano seguinte, "We Have Arrived" foi lançado em todo o mundo. Logo em seguida, Schwartz foi substituído por Gene Hoglan, que mudou a história do Dark Angel. Com ele, o grupo afastou-se do thrash metal tradicional e ganhou mais peso e agressividade no álbum "Darkness Descends", lançado em 1986, e que se tornou a influência máxima da música extrema atual, referência para grupos death metal como o Krisiun, por exemplo.

Vieram tours com Possessed, Motorhead, Cro-Mags e Megadeth além de uma nova alteração no grupo. Dotty foi substituído pelo ex-Messiahs, Ron Rineheart, que fez sua estréia em "Leave Scars" (1989). A tour com o Megadeth foi a última de Jim Durkin, substituído temporariamente por Brett Eriksen (guitarrista do grupo Viking). Ainda naquele ano, o Dark Angel lançou o seu registro ao vivo, "Live Scars".

Em 1990 saiu "Time Does Not Heal", último disco da banda, que encerrou suas atividades durante a produção de "Atrocity Exhibition". Rineheart deixou o grupo e o álbum nem chegou a ser lançado, pois Hoglan já não tinha mais vontade de recomeçar a busca por uma formação ideal.