Daniel Alan David Jones, conhecido como Danny Jones, nasceu em Bolton, Manchester em 12 de Março de 1986. Vivia com sua mãe Kathy, o pai Alan e irmã chamada Vicky Jones.Quando tinha apenas 5 anos, seus pais lhe deram sua primeira guitarra, uma pequena e de brinquedo. Dizem as más línguas que Danny adora essa guitarrinha e até hoje guarda ela como um ursinho de sua coleção.
Desde esse fatídico dia seus pais perceberam que seu filho tinha muito talento e uma relação muito especial com a música. Como ele mesmo dizia, era uma criança estranha que gostava de sentar e assistir vídeos antigos de artistas como Bruce Springsteen, The Beatles e The Who.
Aprendeu a tocar violão sozinho mas também fez aulas quando resolveu entrar em uma banda com sua irmã e um amigo. Vicky cantava, Danny tocava o violão e seu amigo o teclado. Participaram de concursos em televisão e chegaram a ganhar alguns pequenos prêmios em pequenos festivais. A banda chamava ‘Y2K’ e, por nenhum motivo específico, eles resolveram tomar caminhos diferentes.
Um tempo depois, Danny era visto tocando seu violão na noite de Bolton, em lugares como o Kings Arms. Ele era muito novo e sua mãe se preocupava muito com ele, mas o pequeno fazia o que sempre sonhara em fazer. Danny algum dia leu na NME que estariam fazendo testes para juntar uma banda. O garoto se animou e pegou o trem para Londres para fazer esse teste. Infelizmente, ele acabou fazendo o errado - não para a futura sensação do Busted e sim, para a boyband V.
Os produtores estranharam quando aquele menino esquisito e loiro entrou na sala de testes com um violão. Definitivamente estava no lugar errado.Depois de tudo e de deixar a sala, encontrou com um rapaz loiro e gordinho que não tinha passado nos testes pro Busted, mas que gravara todo o teste de Danny - Tom estava trabalhando filmando os testes pro V. Ao conhecer Danny e ver sua enorme dedicação e talento, Tom logo propôs que eles se juntassem e tentassem um lugar na gravadora, para o que seria o futuro McFly.