Dado Villa-Lobos, nome artístico de Eduardo Dutra Villa-Lobos (Bruxelas - Bélgica, 29 de junho de 1965) é um músico brasileiro, sobrinho-neto do compositor Heitor Villa-Lobos.
Assumiu a guitarra da Legião Urbana em 1983. Tocou na banda Dado e o Reino Animal antes de substituir Ico Ouro-Preto, às vésperas da gravação do primeiro LP.
É o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: A Tempestade (ou O Livro dos Dias) , Uma Outra Estação e Como É que Se Diz Eu Te Amo.
É autor das trilhas sonoras dos filmes "O Homem do Ano" (de José Henrique Fonseca), "Bufo & Spallanzani" (filme) (de Flávio Tambellini) - pela qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami - e "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim) - também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006.
Lançou seu primeiro disco solo, Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo, em parceria com a MTV dentro do projeto MTV Apresenta, em 2005. O DVD e CD foram gravados em abril do mesmo ano.