Mulher, poetisa, skatista, fomentadora da cena reggae como editora de um site.
Dacal há muito extrapolou as fronteiras de Niterói-Rio de Janeiro, e corajosamente vem ganhando o mundo com seu trabalho original e visceral, versando sobre a condição humana com a sensibilidade e a garra feminina, acomodada confortavelmente ou pulando em cima da robusta cama sonora de sua banda. Inspirada tanto pela dub poetry quanto pelo niyabinghi, o new roots e o hip hop alternativo, Dacal traz novos e bem-vindos ares ao reggae carioca e nacional.
A maior (única?) poeta do dub poetry brasileiro. Três músicas já estão online, com as levadas do dub pluvial e chapado do produtor Brunão (Quinto Andar, De Leve) fazendo a cama pra niteroiense
por Rafael Guedezz
Comentário de Ras Makandal , administrador do Centro Cultura Rasta Brasil :
“Somos os novos guerrilheiros,novos comanches,os ashantis da nova era.E temos que lutar para vencer e mostrar porque estamos aqui.O reggae não pode acabar.E o estilo de Dacal é fruto da evolução.Estaremos sempre juntos nessa jornada.”
Em março de 2007 com a parceria e direção do Design Mexicano Sr. Calavera, a música Manancial do Caos Roots Controle foi inspiração para uma bela animação em formato video clipe.