Na Inglaterra em 1985, o vocalista Nick Van Eede se uniu ao guitarrista canadense Kevin Scott MacMichael com a idéia de formar uma banda. Mais tarde, com Colin Farley no baixo e Martin Beedle na bateria, isso se torna possível e o primeiro álbum é lançado intitulado Broadcast, que inclui dois dos grandes sucessos da banda, (I Just) Died In Your Arms Tonight e a balada I've Been In Love Before. O sucesso obtido rendeu a nomeação para o Grammy na categoria Best New Artist em 1988
Um ano depois, 1989, o segundo álbum é lançado, The Scattering, porém não faz tanto sucesso quanto o primeiro, perdendo parte do espaço conquistado. Já o terceiro álbum, Compus Mentus (1992), passa completamente despercebido.
Em 1993, o Cutting Crew encerra sua atividade e cada um toma um rumo diferente. No mesmo ano, Kevin MacMichael junta-se a Robert Plant, no álbum Fate Of The Nations, e posteriormente, de 1998 até 2000, toca com Pete Best em sua banda, que era um tributo aos The Beatles. Ele morre em 2003, com 51 anos, vítima de câncer pulmonar. Já Colin Farley, também tocou com John Parr, atualmente faz parte dos The Tornados. O baterista Martin Beedle, passou a colaborar com nomes como Zucchero Fornaciari e Sarah Brightman, além de ser músico em uma banda de um navio cruzeiro.
Em 2006, a banda retornou com uma nova formação mantendo apenas o vocalista fundador, Nick Van Eede e assim permanece até hoje.