A banda de rock alternativo chamada Counting Crows se formou na cidade de São Francisco no ano de 1991 pelo vocalista Adam F. Duritz e o guitarrista David Bryson. O êxito da banda se deve ao líder e vocalista Adam Duritz, que devido ao seu papel de compositor e fundador se dedicou para que a banda tivesse sucesso na indústria fonográfica.
Desde criança Duritz esteve envolvido com a música. Seu pai possuía uma enorme coleção de discos, o que chamou sua atenção desde cedo. Ao perceber seu enorme interesse pela música, Adam desistiu de estudar e partiu para a Europa, regressando, algum tempo depois, aos Estados Unidos (São Francisco) decidido a fazer carreira no mundo da música.
O início de tudo foi um anúncio no jornal que Duritz fez que acabou resultando no convite para integrar a banda chamada Himalayans . A banda não durou muito e, em 1990, Duritz começou a tocar com David Bryson em bares já usando o nome Counting Crows. Em 1991, entram para a banda o baixista Matt Malley, o baterista Steve Bowman e o teclista Charlie Gillingham.
O primeiro álbum, "August And Everything After", foi lançado em 1993 teve Scott Litt como produtor final. O álbum não teve repercussão imediata, mas em 1994 estourou com o hit "Mr. Jones". Empolgados com o sucesso, a banda passou um ano em turnê mundial para divulgação do trabalho passando pelos EUA e Europa e participando de Shows importantes como o da Voodoo Longue Tour dos Rolling Stones.
Depois de passado o entusiasmo a banda passou por uma fase de reflexão e mudança. Adam se mudou para Los Angeles, e começou a trabalhar na produção do segundo álbum dos Counting Crows. Nessa época, o baterista Steve Bowman decide abandonar a banda deixando seu lugar para Ben Mize.
Em 1996, eles lançaram o segundo álbum intitulado "Recovering The Satellites". Para divulgação do álbum a banda saiu para uma turnê e o show feito em Nova York originou o terceiro álbum da banda, "Across A Wire - Live In New York".
O quarto álbum da banda, "This Desert Life", chegou às lojas em 1999. O disco teve excelente aceitação entre público e crítica especializada, além de ser considerado por muitos como o melhor trabalho da banda. Mais uma vez a banda partiu para uma longa turnê que se estendeu até ao fim do ano 2000. Em 2002, os Counting Crows lançaram "Hard Candy", que contou com a participação de Ryan Adams e de Sheryl Crow.