×

Biografia de Coração Em Santidade

No início da década de 90, uma nova equipe de Louvor surgia no Departamento Regional de Adolescentes da 1º Região. Quem olhava para aquele grupo, não imaginava que ele seria um dos primeiros ministérios de louvor da Igreja Metodista Wesleyana a gravar um CD.

Na convenção regional de adolescentes da 1ª Região (Rio de Janeiro), realizada em novembro de 1991, no Acampamento João Wesley (ACAJOWE), em Xerém, o então diretor regional de adolescentes, Flávio Curvello, e a conselheira, Maria Helena, convidaram Ivan Curvello, que na época era o supervisor do distrito de Niterói, para compor a mesa diretora regional na função de líder do louvor.

Era o chamado “louvor regional”, nome que até hoje alguns wesleyanos ainda chamam a banda. O Grupo básico se manteve unido até hoje e em 1999, com a gravação do CD da Juventude Wesleyana, ganharam esse nome.

Depois de muitas Convenções Regionais, SPJL´s, Retiros, Congressos e Encontros Distritais, o sonho se tornou realidade. Daquele pequeno grupo de adolescentes, nasceu o Ministério Coração em Santidade.

A idéia de gravar um Cd da Juventude Wesleyana nasceu com o Pr. Samuel quando Diretor Regional de Jovens, quando a banda assumiu o Louvor Regional de Jovens (1997, Diretor Regional: Renato Neves), também já tínham esse propósito, porque era o desejo dos Adolescentes Wesleyanos.

O projeto demorou 04 anos para ficar pronto. O lançamento foi no dia 1º de maio de 2001, com apoio da Igreja Metodista Wesleyana: Departamentos Regionais de Adolescentes, Jovens e Adultos, Secretarias Regionais de Educação Cristão, Ação Social e Finanças, e do Bispo Onaldo.

No primeiro CD, a música “Coração em Santidade” se consagrou como o grande sucesso de vocês, e posteriormente, se tornou o nome do ministério. Fale um pouco sobre a composição desta música.

Coração em Santidade – era conhecido como “Louvor Regional”, primeiro de adolescentes e depois de jovens, mas as igrejas começaram a chamar a banda pelo nome do CD que também era a música mais veiculada (chamada música de trabalho). Então se quisessem tocar nas rádios, não seriam reconhecidos por Louvor Regional, por que não iriam entender que se tratava de um ministério de louvor e adoração. Então, Coração em Santidade nasceu! Um nome dado por Deus, porque tem tudo a ver com a igreja que tem A SANTIDADE COMO ESTILO DE VIDA.

No primeiro CD foi uma batalha! Quatro anos escrevendo o projeto, aprovando a idéia na igreja, escrevendo e escolhendo repertório, ensaiando coral, batalhando na pré-produção em estúdio. A inexperiência fez a banda cometer alguns erros.

O primeiro era um CD eclético, acompanhando os lançamentos da época. Tinha vários ritmos como: balada, reggae, samba-reggae, tinha músicas de comunhão, adoração e júbilo, são canções para serem utilizadas em vários momentos distintos nos cultos.

Já o segundo CD, segue uma temática bem definida. As músicas são conduzidas na linguagem pop (rock e balada), com riffs de guitarra que denotam um som atual. A ênfase é na adoração vertical, o objetivo é levar o adorador a ter um contato mais estreito com Deus, na expectativa de promover um avivamento do evangelho genuíno.

Já o segundo foi bem mais fácil. Com produção do André Santos (guitarrista desde o início da banda) e com a bagagem do primeiro, em quatro meses de trabalho estava tudo pronto. O processo foi mais ou menos assim:

1º.Elaboração do projeto básico (cronograma, temática, linguagem musical, etc);
2º.Escolha do repertório;
3º.Pré-produção em home-estúdio (André Santos), quando são feitos os arranjos;
4º.Gravação do instrumental;
5º.Gravação do vocal;
6º.Gravação do coral;
7º.Mixagem e masterização;
8º.Prensagem.

Vale ressaltar que o segundo CD foi gravado duas vezes, pois a banda havia preparado esse projeto inicialmente para 2006, mas algumas dificuldades fizeram mudar o cronograma e conseguiram fazer o lançamento para vendas no dia 6 de janeiro de 2007, na festa de 40 anos da IMW em Nova Friburgo.

Atualmente com 02 CD´s gravados, o Coração em Santidade é exemplo de perseverança, determinação e fé. É referencial de uma época importante da história da Juventude Wesleyana. Este ministério é formado por jovens comprometidos com a obra de Deus e que, na Unção do Espírito, têm abençoado milhares de wesleyanos ao longo dos anos.