×

Biografia de Cold Chisel

Cold Chisel é uma banda de rock de Adelaide, na Austrália. Eles são considerados como o exemplo definitivo de pub rock australiano, com uma série de sucessos nos anos 1970 e 1980, e eles são reconhecidos
como um dos mais populares e bem sucedidos grupos australianos do período, apesar deste sucesso e aclamação foi quase completamente restrito para a Austrália e Nova Zelândia.

Originalmente chamado Orange, a banda foi formada em Adelaide em 1973. O grupo mudou de nome várias vezes antes de se fixar em Cold Chisel, em 1974, depois de escrever uma canção com esse título.

Kaczmarek deixou Cold Chisel em 1975 e foi substituído
por Phil Small. Após isso, Walker assumiu o controle criativo do grupo, escrevendo praticamente todos os materiais da banda. Quando ele deixou-os para completar seus estudos em Armidale, o restante do grupo seguiu.

Em agosto de 1976 Cold Chisel mudou-se para Melbourne,
mas encontrou pouco sucesso e se mudou para Sydney, em novembro. Seis meses depois, em maio de 1977, Barnes anunciou que estava saindo de Cold Chisel, a fim de participar de Cisne em Feather, uma banda de hard-rock que havia evoluído de um grupo anterior chamado Blackfeather.

A apresentação de despedida aconteceu em Sydney, que correu tão que o bem o cantor mudou de idéia e no mês seguinte Cold Chisel assinou com a Warner Music Group.

Nos primeiros meses de 1978, Cold Chisel gravou o seu auto-intitulado álbum de estréia com o produtor Peter Walker. Todas as faixas foram escritas por Don Walker (Barnes contribuiu com algumas letras para a canção "Julieta").

Cold Chisel foi lançado em abril e contou com a participação de Dave Blight, que se tornaria um convidado regular no palco, e os saxofonistas Joe Camilleri e Wilbur Wilde de Jo Jo Zep & The Falcons.

No mês seguinte, a canção "Khe Sanh" foi lançada como single, mas foi considerado muito ofensivo para rádios pela censura por causa da letra "Suas pernas eram muitas vezes abertas / Mas suas mentes estavam sempre fechadas".

Apesar disso o álbum atingiu o # 48 na parada de singles da Austrália e número quatro nas paradas de Adelaide, graças principalmente à crescente popularidade da banda como um as turnês e algum apoio de rádio local, em Adelaide, onde o único hit foi ao ar, apesar da proibição.

"Khe Sanh" se tornou música de trabalho da banda Cold Chisel e sem dúvida a mais popular entre os fãs. A música foi remixada para posterior inclusão na versão internacional de 1980 do Oriente.

Próximo lançamento da banda foi um EP ao vivo intitulado "You're Treze, You're Beautiful, and You're Mine", em novembro. Esta tinha sido gravado em um show no Regent Theatre de Sydney, em 1977, que tinha caracterizado Midnight Oil como um dos atos de apoio. Uma das faixas do EP, "Merry-Go-Round" foi deixada de fora do primeiro álbum e mais tarde gravado no seguimento, Breakfast at Sweethearts.

Este álbum foi gravado entre julho 1978 e janeiro de 1979, com experiente produtor Richard Batchens, que já havia trabalhado com Richard Clapton, Ice e Blackfeather.

Batchens suavizadas algumas das arestas a banda deu as suas músicas um som sofisticado, que fez do álbum um sucesso.

Mais uma vez, todas as músicas foram escritas por Walker, com Barnes colaborando no primeiro single
"Goodbye (Astrid, Goodbye)".

Esta canção se tornou um dos favoritos ao vivo para a banda, e chegou mesmo a ser realizada por U2 durante passeios brasileiro na década de 1980.

A banda alcançou sucesso nacional, mesmo sem rádios significativas ou o apoio de Countdown, programa musical do país mais importante da juventude, que a banda boicotou sistematicamente ao longo de sua carreira.

Cold Chisel é uma das poucas bandas de rock australiano a produzir sucessos com canções escritas por cada membro do grupo.

Integrantes:
Jimmy Barnes (lead vocals / guitar)
Ian Moss (lead guitar / lead vocals)
Don Walker (keyboards / backing vocals)
Steve Prestwich (drums / backing vocals)
Phil Small (bass guitar)