×

Biografia de Claude Francois

Claude François, também chamado de Cloclo, é considerado um dos maiores nomes da música francesa dos anos 1960 e 1970.

O cantor nasceu no Egito, em 1939, onde seu pai era controlador de tráfego marítimo do Canal do Suez.

Em 1956, com a nacionalização do canal, sua família se vê obrigada a deixar o país, se instalando então no principado de Mônaco, e posteriormente em Nice, na França.

Contrariando a vontade de seu pai, que queria que o filho trabalhasse no ramo contábil, Claude François se dedica à música.

O cantor tocou bateria em um grupo de jazz de Monte-Carlo, mas pouco tempo depois resolveu se mudar para Paris, em busca de novas oportunidades.

Gravando em francês versões de clássicos do rock e do iê-iê-iê, Claude François emplaca seu primeiro sucesso em 1962: Belles, belles, belles. Daí para frente, uma legião de jovens vai acompanhar o cantor por toda a sua carreira.

Em 1968, Claude François e Jacques Revaux escreveram uma canção chamada "Comme d’habitude" que se tornou um sucesso nos países francófonos.

O cantor canadiano Paul Anka reescreveu o texto para o público anglófono sob o título "My Way", que acabou por se tornar um sucesso mundial nas interpretações de Elvis Presley e Frank Sinatra.

Em 1966, Claude François passa a fazer suas apresentações acompanhado das Clodettes, algo equivalente às Chacretes no Brasil. Com músicas dançantes e coreografias um tanto extravagantes, Claude François torna-se um dos maiores sucessos das pistas de dança.

A carreira de Claude François também foi marcada por diversas acontecimentos extraordinários:
*o cantor sofreu um acidente de carro em 1970;
*em 1973 o cantor é agredido por um fã durante um show;
*em 1975 o cantor foi um dos poucos sobreviventes de um atentatdo do IRA, na Irlanda do Norte;
*em 1977 ele é perseguido na estrada por um carro, e escapa de uma tentativa de assassinato.

Outro fato curioso foi que, durante algum tempo, Claude François escondeu que tinha dois filhos. Tudo para manter a sua imagem de bom moço!

Em 1978 (11 de março de 1978, Paris), a França foi pega de surpresa. O cantor tomava banho em seu apartamento em Paris. Ao levantar-se da banheira, Claude François resolveu arrumar uma lâmpada que ficava na parede. Cloclo, como era conhecido em França, morreu electrocutado na casa de banho ao tentar trocar uma lâmpada enquanto estava dentro da banheira.

No auge de sua carreira e com somente 39 anos, Claude François morreu eletrocutado.

O cantor se foi, mas seus sucessos e sua fama ficaram. Atualmente, entre CDs, DVDs, livros e outros produtos, Claude François representa um negócio que movimenta em torno de 10 milhões de euros por ano.