×

Biografia de Clarice Falcão

Filha do cineasta João Falcão e da roteirista e escritora Adriana Falcão, participou como cantora da trilha sonora do filme de Guel Arraes, Lisbela e o Prisioneiro.

Clarice começou a carreira como atriz atuando em curta-metragens lançados em 2006, O Segundo Minuto e Dois Menos Dois. Em 2007, estrelou Laços ao lado de Thiago Henderson, que é o seu curta de maior destaque. Com roteiro de Adriana Falcão, foi o filme mais visto na internet e ganhou o primeiro lugar no concurso mundial de curta-metragens realizado pelo Google, denominado Project Direct, promovido pelo YouTube. Na ocasião, venceu vários filmes estrangeiros e foi exibido no Festival Sundance de Cinema, o que lhe rendeu diversas matérias em revistas e jornais do país. Em 2010, estrelou no curta The Phone Next Door - Chamada em Espera. A história de uma garota que resolve entrar na casa de seu vizinho e atender seus telefonemas, também conta com Clarice na equipe de roteiristas, além de Tatiana Maciel e Dennis Neto.

No cinema, fez uma participação no filme Fica Comigo Esta Noite de 2006. Com roteiro de seus pais e Tatiana Maciel, interpretou a personagem Mariana quando jovem que depois foi feita por Laura Cardoso. Em 2012, protagonizou o filme Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida de Matheus Souza. O filme conta a história de Clara que aceita cursar medicina por pressão familiar. Sem vocação, ela começa a faltar as aulas e dedica as manhãs para descobrir o que realmente quer da vida. O filme, que abriu o Festival de Cinema de Gramado, despertou o interesse de Fernando Meirelles e agradou ao público no Palácio dos Festivais. Ganhou também o prêmio do júri popular no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo.

Em 2008, na novela A Favorita, viveu sua primeira personagem em uma novela. Estreou no horário nobre como Mariana, a filha complicada de Catarina (Lília Cabral) e Leonardo (Jackson Antunes). Em 2012, Clarice também começou a trabalhar como roteirista no seriado Louco Por Elas, da Rede Globo. A série foi criada por ela, pela mãe Adriana Falcão, o namorado Gregório Duvivier, além de Jô Abdu com quem já havia trabalhado em Laços. Também em 2012, estreou como parte do elenco do programa Elmiro Miranda Show, exibido pelo canal TBS. Além do trabalho de roteirista nas séries As Cariocas e As Brasileiras, nessa última fez uma participação como atriz no episódio "A Vidente de Diamantina" que contava com Bruna Linzmeyer como protagonista.

Mais recentemente, Clarice foi responsável pela música no filme Apenas o Fim, re-adaptou, junto com Matheus Souza, a peça Confissões de Adolescente para uma nova montagem que também contou com ela no elenco. Também fez parte do elenco de Vendemos Cadeiras, programa humoristico do Multishow. Na mesma emissora, representou a si mesma na série humorística O Fantástico Mundo de Gregório, no qual a estrela principal é o seu namorado, Gregório Duvivier.

Atualmente, faz parte do elenco da websérie Porta dos Fundos, que semanalmente apresenta vídeos de humor. O canal da série no YouTube conta com mais de 3 milhões de inscritos, sendo o canal brasileiro com mais inscritos no site.

Sua carreira musical ganhou notoriedade a partir dos vídeos de suas músicas colocados no YouTube. Com mais de 10 milhões de acessos, os vídeos são em maior parte de suas músicas como "A Gente Voltou", "Macaé" e "Qualquer Negócio".

Em maio de 2013, Clarice lançou seu primeiro álbum musical, Monomania que conta com as músicas que estavam no YouTube e no seu EP, lançado no ano anterior, além de outras. Apenas com composições autorais, o álbum foi lançado apenas na internet, disponível para compra no iTunes. Em sua estreia ficou uma semana como o mais vendido do site, como disse a produtora do disco Olivia Byington durante a entrevista de Clarice no Programa do Jô. Após a entrevista o álbum voltou ao topo, e hoje se encontra entre os dez mais vendidos. Um versão física é vendida nos shows da cantora, porém não deve chegar às lojas.

Atualmente, está na turnê do seu primeiro disco. Seus primeiros shows foram no Solar do Botafogo, no Rio de Janeiro. As cinco apresentações na cidade tiveram lotação máxima e contaram com as músicas do seu primeiro álbum além de outras como "Austrália", feita para a trilha sonora do filme Laços. Outros shows serão feitos em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis entre maio e agosto.