Chris Rea conheceu sua esposa Joan, com quem se casou no início dos anos 80, quando estudaram juntos no colegial na "Stainsby Secondary Modern School", e estando casados até os dias atuais, ele compôs em sua homenagem a música "Stainsby Girls".
Chris Rea é um grande fã de automoblismo e F-1, colecionando "Ferraris", ele soube que Ayrton Senna fazia ajustes em seus carros de F-1 ouvindo suas músicas e quando Ayrton morreu na pista, Chris compôs e gravou em sua homenagem a música "Saudade".
O primeiro sucesso de Chris "Fool If You Think It's Over" foi composto para sua irmã que na época com 17 anos havia levado um terrível fora de seu namorado.
A música "Giverny" é uma homenagem aos jardins do pintor impressionista Claude Monet, na letra Chris Rea faz referência a beleza dos jardins, as suas cores exuberantes e indefiníveis e a presença do amor.
Chris Rea tem duas filhas e compôs uma música com o nome de cada uma delas retratando as suas personalidades, a mais velha Josephine é serena e introspectiva e Júlia a mais jovem é impetuosa e extrovertida.
Chris Rea é grande amigo de David Knopfler que tocava teclados na banda "Dire Straits" de seu irmão o guitarrista Mark Knopfler, embora haja uma certa concorrência entre Mark e Chris, este último participou na guitarra em vários albuns solo de David.
Crhistopher Anton Rea, nasceu em Middlesborough, Inglaterra em 02 de Março de 1952, e começou a se interessar por música relativamente tarde aos 22 anos, inspirado pelos guitarristas norte americanos Ry Cooder e Joe Walsh, até então ele ajudava seu...