Crhistopher Anton Rea, nasceu em Middlesborough, Inglaterra em 02 de Março de 1952, e começou a se interessar por música relativamente tarde aos 22 anos, inspirado pelos guitarristas norte americanos Ry Cooder e Joe Walsh, até então ele ajudava seu pai e seus irmãos a tomar conta de uma sorveteria que sua família tinha em sua cidade natal.
Adotando em definitivo o nome artistico de Chris Rea lançou seu primeiro álbum em 1978, cujo título "Wathever Happened to Benny Santini" foi uma brincadeira com o nome que a gravadora queria que ele utilizasse, ainda bem que essa idéia não vingou pois Chris Rea é um nome artístico por si só, e muito melhor que Benny Santini.
A música "Fool If You think It's Over" chegou ao quinto lugar nas paradas de sucesso na Europa e o seu primeiro álbum foi indicado para o prêmio Grammy.
Chris Rea seguiu lançando seus álbuns pela pequena gravadora "Magnet" até que esta foi adquirida em 1988 pela WEA e foi por essa "major" que Chris Rea lançou em 1989 o multiplatinado "The Road To Hell" que foi sucesso em todo o mundo e finalmente lhe abriu as portas do mercado discográfcio dos Estados Unidos, grande amigo de David Letterman, Chris passou a partir de então a se apresentar anualmente no programa "The Late Show" desse célebre apresentador norte americano nos EUA.
No ano de 1999 Chris passou por sérios e graves problemas de saúde tendo passado 16 horas na mesa de operação em delicada cirurgia, ele conta que nessa oportunidade teve visões de músicos pioneiros das raízes do blues como Charlie Patton, e a partir de seu retorno após sua recuperação Chris deixou a WEA, mudou o estilo de seu som passando a enfatizar o Blues e fundou seu próprio selo o Jazzee Blue, e através dele tem lançado artistas promissores como Sarah Randle, Robert Awahi e seus próprios albuns sempre mais focados no Blues do que na música pop.
Seja lá como for, depois de mais de 32 anos de carreira, do lançamento de mais de 30 álbuns, em diversos estilos musicais a qualidade sempre tem sido a tônica no trabalho desse artista singular e multitalentoso.
Ele é um exímio guitarrista, sua técnica primorosa na "slide guitar" é inquestionável, e também são ímpares suas qualidades como cantor, compositor, arranjador e multinstrumentista (toca piano e qualquer instrumento de cordas), e para completar também é um pintor de quadros de primeira, ele pinta somente guitarras e contrabaixos e suas telas já foram exibidas em galerias de arte por toda a Europa.
Conhecidissimo e amado na Alemanha, Europa Central, Leste Europeu e Japão, tem no Brasil fãs fiéis que presentes em suas turnês pela Europa tiveram o imenso prazer de ver a camisa da seleção brasileira de futebol que lhe foi presenteada por eles ser exibida no palco sobre uma cadeira durante todo o show .
Fã de Ayrton Senna compôs a música "Saudade" em homenagem ao nosso grande campeão das pistas que o mundo tão cedo perdeu.