O grupo Chiquito & Bordoneio está na sua melhor fase. Com dez anos na estrada, o grupo alcançou a maturidade musical e se firma como um dos melhores grupos gaúchos da atualidade. O repertório da banda inclui vanerão, milonga, chamamé, xote, entre outros ritmos tradicionais.
Seus maiores sucessos, entre eles Roda morena, Remelexo, Peão não chora, Sorriso lindo, Do tamanho do Brasil, Leão Domado, Domador e Gaiteiro, No Compasso da Sanfona, Quem Sabe Amanhã, Mais Que Minha Vida, entre outras.
O grupo tem em seu estilo musicas românticas, mas sem deixar as tradições e a boa vaneira de lado, o clima de festa que é contagiante em todos os lugares onde passam.
Chiquito & Bordoneio é um conjunto de música regionalista gaúcha. Surgiu depois que Chiquito desfez a dupla com seu irmão Gildinho no Grupo Os Monarcas, em 1990. Com isso em 1995 Chiquito decidiu montar sua propria banda, intitulada Chiquito & Bordoneio.
Grupo gaúcho de vanerão, formado em Janeiro de 1995 na cidade de Erechim (RS), surgiu com o espírito empreendedor de Francisco Alves Corrêa, "Chiquito", que através de sua grande experiência como músico e fundador do grupo "Os Monarcas", pretendia mostrar ao mercado que era possível prestar serviços diferenciados e de boa qualidade para um público de bailes e shows.
Com procedência de um trabalho árduo de mais de 25 anos no conjunto musical "OS MONARCAS" Francisco Alves Corrêa (Chiquito), hoje nos presenteia com seu novo grupo: Chiquito & Bordoneio que leva o seu nome mostrando a garra e o amor pela música galponeira.
Como não poderia deixar de ser, Chiquito tinha grande responsabilidade de montar um novo grupo e com isso convidou artistas de renome para integrar este conjunto; todos provenientes de outra cidade e com grande experiência no ramo tradicionalista.
Dentre outros, destacamos Chiquito (acordeon) e seu filho Alexandre Corrêa (acordeon) que veio para mostrar a herança que recebeu do pai, Rodrigo Silveira (bateria), Márcio Fava (vocal), Paulinho Barcelos (guitarra), Ronildo Pontes, Canhoto (acordeon), Mauro Lanfredl (contrabaixo).
Já conhecemos os integrantes do grupo, agora vamos saber de onde e como surgiu Chiquito & Bordoneio.
A partir de janeiro de 1995, Erechim passou a ter orgulho de apresentar mais um grupo para os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Bahia, São Paulo e outros estados do Brasil. Receberam e continuam prestigiando o trabalho de um grupo que veio para abrilhantar as noites tradicionalistas por todos os rincões.
Chiquito & Bordoneio, hoje é uma realidade, conquistada por pessoas que amam o que fazem. Lançando seu 1º disco pela gravadora ACIT, com título bem galponeiro (Fungando Poeira), de autoria do então componente Pedro Neves, e a destreza musical dos companheiros que bem fizeram este trabalho para o povo do Rio Grande do Sul e o resto do Brasil.
No ano de 1997, Chiquito & Bordoneio lançou o seu mais novo trabalho (Da Estância pra Venda). Um CD bem fandangueiro, mostrando bem o estilo do grupo.
Em dezembro de 1997, Chiquito & Bordoneio, teve a honra de receber o troféu "Laçador", pelo melhor CD de 1997, pois com mais este troféu, Chiquito o diretor do grupo, sentiu-se com o dever cumprido com mais um trabalho realizado.
Com mais um ano completado de pleno êxito, vem aí o terceiro CD, "Bem no Nosso Estilo". Um trabalho que mostra bem o que o grupo vem mostrando nos bailes que tem tocado por este Brasil afora.
Em agosto de 1999, já iniciou-se a comercialização em todas as lojas do Brasil e com certeza será mais um grande sucesso lançado pela gravadora ACIT.
Chiquito & Bordoneio apresenta um trabalho baseado em animação de fandangos, feiras, shows e similares. Nossa estrutura permite autonomia no transporte do elenco artístico, equipe técnica e equipamentos de som.
Com uma média de 200 shows/bailes por ano, o grupo Chiquito & Bordoneio ampliou seu mercado para diversas regiões do país, como RS, SC, PR, MS e interior de SP. Nos eventos em que se apresenta, sua imensa legião de fãs é composta de pessoas de diversas faixas etárias e todas as camadas sociais, seja em clubes, CTGs, rodeios, aniversários de prefeituras, sociedades e festas empresariais.
Reconhecido no sul do país pela sua forte identidade, a marca Chiquito & Bordoneio vem neste ano com força total, expandindo ainda mais sua linha de produtos licenciados. A coleção de cadernos do Grupo é voltada aos fãs de diversas idades, na suas maiorias jovens, que curtem a música gaúcha, conhecem a história da banda e que gostam de produtos com um conceito mais moderno e inovador.
Visite o site: www.chiquitoebordoneio.com.br
Depois de ter alcançado o disco de ouro com o CD Ao Vivo, Chiquito & Bordoneio lança seu décimo disco, recheado de participações para lá de especiais, como as de Ataíde & Alexandre, Eduardo Costa, Gaúcho da Fronteira, Tchê Garotos e do Maestro Pinócchio, um dos mais renomados produtores do País.
O álbum traz em sua maioria composições inéditas do grupo, que costuram o cenário da música gaúcha atual; sem deixar as tradições e a boa vaneira de lado, também dão vazão ao romantismo e ao clima de festa com o ritmo contagiante que caracteriza o Chiquito e Bordoneio. Além disso, o repertório presenteia os fãs com um belíssimo arranjo de "Anunciação", canção de Alceu Valença.
DVD/CD do Chiquito e Bordoneio - Gravado no Parque do Imigrante durante a XII Frinape em Erechim, (julho/2009) o DVD/CD traz em sua maioria composições inéditas do grupo, que costuram o cenário da música gaúcha atual; sem deixar as tradições e a boa vaneira de lado, também dão vazão ao romantismo e ao clima de festa com o ritmo contagiante que caracteriza o grupo.
Além disso, o repertório presenteia os fãs com a participação especial da dupla Luiz Cláudio e Giuliano nas músicas "Tá Mentindo" e "Eu Sou Peão". E conta também com a participação da voz inconfundível de Gildinho dos Monarcas, na música "Duas Gaitas e Duas Histórias", com uma belíssima produção o DVD traz vinte faixas e o CD dezoito, além de contar com o making off do show. O trabalho sai em agosto com parceria da RBS e Gravadora ACIT.
Integrantes
Chiquito - acordeon
Alexandre Correa - acordeon
Juleandro - acordeon
Paulinho Sabei - percussão e gaita-ponto
Paulo Fogaça - voz
Marcio Fava - voz
"Pequeno" - baixo e voz
"Diney" - bateria e voz
Cristian Oliveira - guitarra, violão e voz