×

Curiosidades sobre Chiquinha Gonzaga

Enviar curiosidade >
  • Chiquinha Gonzaga participou ativamente do movimento pela libertação dos escravos, vendendo suas partituras de porta em porta para angariar fundos destinados à Confederação Libertadora.
  • Em 1887, Chiquinha Gonzaga promoveu no Teatro São Pedro, no Rio de Janeiro, um concerto de cem violões.
  • Em 1919 Chiquinha Gonzaga lançou uma campanha de fundos, destinada à construção de uma nova sepultura para Francisco Manuel da Silva, compositor do “Hino Nacional Brasileiro”.
  • Em 1997, por ocasião dos 150 anos do nascimento de Chiquinha Gonzaga, foram lançados o livro "Sofri e chorei... tive muito amor", de Dalva Lazarone (Editora Nova Fronteira) e os CDs "Chiquinha com jazz", do pianista e arranjador Antonio Adolfo, que inclui oito músicas inéditas, e "Chiquinha Gonzaga", 150 anos"(Eldorado), da pianista Rosária Gatti.
  • Em 1984 foi lançada a biografia "Chiquinha Gonzaga, uma história de vida", pela escritora Edinha Diniz (Ed. Rosa dos Tempos, Rio de Janeiro), que revelou arquivo pessoal, inédito, cuidado durante décadas por Joãozinho Gonzaga.
  • Filha bastarda do marechal-de-campo José Basileu Neves Gonzaga e de Rosa Maria (mulata e mãe solteira), Chiquinha Gonzaga estudou piano com o maestro Lobo.

Mais tocadas

Ouvir Chiquinha Gonzaga Ouvir

Biografia

Ver completa >
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, (Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 — Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) foi uma compositora, pianista e regente brasileira. Foi a primeira chorona, primeira pianista de...

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >