"Você não gosta de mim, mas sua filha gosta". Muitos acham que esta letra foi feita para o General Geisel, entretanto a verdade é que o Chico saindo de um elevador no centro do Rio ouviu do ascensorista o comentário de que não gostava do Chico Buarque, mas que sua filha o adorava, sem saber que o Chico estava presente.
Com a observação da sociedade, como nas diversas vezes em que citação do vocábulo janela está presente em suas primeiras canções: Juca, Januária, Carolina, A Banda e Madelena foi pro Mar.
Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália.
Canções como Ela e sua Janela, de 1966, começam a demonstrar a face lírica do compositor.
Chico retratou a independência de sua filhas na música "As minhas Meninas"
Olha as minhas meninas
Pra onde é qu elas vão
Se já saem sozinhas
As notas da minha canção
A música Benvinda, gravada em um compacto de 1968 por Chico Buar que não se trata de uma saudação (seja bem-vinda) mas sim de uma mulher cujo nome era Benvinda.
Chico conheceu Elis Regina, que havia vencido o Festival de Música Popular Brasileira (1965) com a canção Arrastão; mas a cantora acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor.
Chico Buarque largou a Faculdade de Arquitetura no meio do curso.
Chico já foi casado com a atriz Marieta Severo e teve 3 Fihas.
Chico é Filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Chico Buarque já foi casado com a atriz Marieta Severo.
Quando jovem, Chico gostava de ler os clássicos da literatura francesa, alemã e russa e só se interessou pela literatura nacional quando um colega de escola o criticou por ler apenas livros estrangeiros.
Chico, ao perceber que ganharia o festival de Música Brasileira (1966), foi até o presidente da comissão e disse não aceitar a derrota de Disparada. Caso isso acontecesse, iria na mesma hora entregar o prêmio ao concorrente.
Chico participou como ator e compôs várias canções de sucesso para o filme Quando o Carnaval chegar, musical de Cacá Diegues.
A sua primeira composição séria, Canção dos Olhos, é de 1961.
Chico Buarque envolveu-se com um grupo ultraconservador da igreja chamado 'Ultramontanos'.
Quando jovem, Chico gostava de ler os clássicos da literatura francesa, alemã e russa e só se interessou pela literatura nacional quando um colega de escola o criticou por ler apenas livros estrangeiros.
Começou a ficar conhecido como compositor nos festivais promovidos pela TV Excelsior de São Paulo.
Uma das canções de Chico Buarque que criticam a ditadura, é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. A canção se chama Meu Caro Amigo.
Chico é apaixonado por futebol e torce freneticamente para o Fluminense. Entretanto, seu ídolo no esporte vestia a camisa alvinegra do Santos: o número 9 Paulo César de Araújo, o Pagão. Até hoje, quando joga pelo seu time Politheama, Chico veste a camisa nove em homenagem ao jogador.
Chico Buarque de Holanda em 1980 bateu uma bola em solo brasileiro com Bob Marley (na sua única vinda ao Brasil)junto a Junior Marvin (guitarrista dos Wailers), Jacob Miller vocalista do Inner Circle), Chris Blackwell (diretor da Island Records) e a esposa Blackwell, Nathalie. Além de Chico estavam outros inlustres músicos e compositores como Toquinho, Alceu Valença e outros mais.
Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.
Chico foi casado com a atriz Marieta Severo com quem teve três filhas: Sílvia, Helena e Luiza. Em 1997, após trina anos de união e boatos de casos extraconjugais de Chico, o casal se separou.
Era um bom aluno, mas se distinguia mesmo pelas crônicas que escrevia para o jornalzinho da escola, pela sua participação nas batucadas e nos jogos de futebol.
As influências de Noel Rosa podem ser notadas em A Rita, 1965, citado inclusive na letra, e Ismael Silva, como em marchas-ranchos.
Filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Em 1946, passou a morar em São Paulo, onde o pai assumira a direção do Museu do Ipiranga. Sempre revelou interesses pela...