Chico foi casado com a atriz Marieta Severo com quem teve três filhas: Sílvia, Helena e Luiza. Em 1997, após trina anos de união e boatos de casos extraconjugais de Chico, o casal se separou.
Começou a ficar conhecido como compositor nos festivais promovidos pela TV Excelsior de São Paulo.
Uma das canções de Chico Buarque que criticam a ditadura, é uma carta em forma de música, uma carta musicada que ele fez em homenagem ao Augusto Boal, que vivia no exílio, quando o Brasil ainda vivia sob a ditadura militar. A canção se chama Meu Caro Amigo.
Chico, ao perceber que ganharia o festival de Música Brasileira (1966), foi até o presidente da comissão e disse não aceitar a derrota de Disparada. Caso isso acontecesse, iria na mesma hora entregar o prêmio ao concorrente.
Chico já foi casado com a atriz Marieta Severo e teve 3 Fihas.
Era um bom aluno, mas se distinguia mesmo pelas crônicas que escrevia para o jornalzinho da escola, pela sua participação nas batucadas e nos jogos de futebol.
Quando jovem, Chico gostava de ler os clássicos da literatura francesa, alemã e russa e só se interessou pela literatura nacional quando um colega de escola o criticou por ler apenas livros estrangeiros.
A sua primeira composição séria, Canção dos Olhos, é de 1961.
Chico Buarque de Holanda em 1980 bateu uma bola em solo brasileiro com Bob Marley (na sua única vinda ao Brasil)junto a Junior Marvin (guitarrista dos Wailers), Jacob Miller vocalista do Inner Circle), Chris Blackwell (diretor da Island Records) e a esposa Blackwell, Nathalie. Além de Chico estavam outros inlustres músicos e compositores como Toquinho, Alceu Valença e outros mais.
Chico é apaixonado por futebol e torce freneticamente para o Fluminense. Entretanto, seu ídolo no esporte vestia a camisa alvinegra do Santos: o número 9 Paulo César de Araújo, o Pagão. Até hoje, quando joga pelo seu time Politheama, Chico veste a camisa nove em homenagem ao jogador.
"Você não gosta de mim, mas sua filha gosta". Muitos acham que esta letra foi feita para o General Geisel, entretanto a verdade é que o Chico saindo de um elevador no centro do Rio ouviu do ascensorista o comentário de que não gostava do Chico Buarque, mas que sua filha o adorava, sem saber que o Chico estava presente.
Em 1969, com a crescente repressão da Ditadura Militar no Brasil, se auto-exilou na Itália.
Chico Buarque largou a Faculdade de Arquitetura no meio do curso.
Chico participou como ator e compôs várias canções de sucesso para o filme Quando o Carnaval chegar, musical de Cacá Diegues.
Canções como Ela e sua Janela, de 1966, começam a demonstrar a face lírica do compositor.
A música Benvinda, gravada em um compacto de 1968 por Chico Buar que não se trata de uma saudação (seja bem-vinda) mas sim de uma mulher cujo nome era Benvinda.
Chico retratou a independência de sua filhas na música "As minhas Meninas"
Olha as minhas meninas
Pra onde é qu elas vão
Se já saem sozinhas
As notas da minha canção
Na carreira literária, foi ganhador do Prêmio Jabuti, pelo livro Budapeste, lançado em 2004.
Chico Buarque já foi casado com a atriz Marieta Severo.
Chico Buarque envolveu-se com um grupo ultraconservador da igreja chamado 'Ultramontanos'.
Com a observação da sociedade, como nas diversas vezes em que citação do vocábulo janela está presente em suas primeiras canções: Juca, Januária, Carolina, A Banda e Madelena foi pro Mar.
As influências de Noel Rosa podem ser notadas em A Rita, 1965, citado inclusive na letra, e Ismael Silva, como em marchas-ranchos.
Chico é Filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Chico conheceu Elis Regina, que havia vencido o Festival de Música Popular Brasileira (1965) com a canção Arrastão; mas a cantora acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor.
Quando jovem, Chico gostava de ler os clássicos da literatura francesa, alemã e russa e só se interessou pela literatura nacional quando um colega de escola o criticou por ler apenas livros estrangeiros.
Filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Em 1946, passou a morar em São Paulo, onde o pai assumira a direção do Museu do Ipiranga. Sempre revelou interesses pela...