Cher, nome artístico de Cherylin Sarkisian LaPiere, (El Centro, 20 de maio de 1946) é uma cantora, atriz, produtora, diretora, escritora, compositora e apresentadora dos Estados Unidos da América.
Nascida no sul da Califórnia, no condado de Imperial, filha de Georgia Holt (nascida Pelham), é de ascendência inglesa, arménia, alemã e cherokee. Seu pai é John Sarkisian, um armênio refugiado.
Cher foi predominantemente criada por sua mãe, uma vez que seus pais se separaram quando ela ainda era muito pequena. Algum tempo depois, Georgia se casa com Gilbert LaPiere, que mais tarde adota Cher e lhe dá seu sobrenome. Cher nunca completou o colegial. Não gostava de estudar e queria mesmo era ser uma grande atriz.
Na verdade Cher só deixou os estudos aos 16 anos, quando fugiu de casa para estudar teatro. Cher tinha dificuldades para aprender e por isso não queria estudar. Muitos anos mais tarde, ela foi diagnosticada com dislexicia. ( Disléxicos costumam ter o lado direito do cérebro mais desenvolvido que o esquerdo. Com isso, possuem facilidade para atividades ligadas à criatividade. Eles geralmente também adquirem caráter empreendedor, mais teem dificuldades no aprendizado normal.)
Começou a carreira aos dezesseis anos com o então marido Sonny Bono, que conheceu em uma noite no Aldo’s Coffe Shop, onde celebridades costumavam se reunir para fazer um “Happy Hour”. Foram morar juntos e logo após formaram a dupla Sonny & Cher, conquistando o primeiro lugar com o hit “I Got You Babe”.