CHARLES TRÉNET nasceu em Narbonne, no Languedoc, em 18.5.1913. Um talento como cantor e também como compositor, tanto de melodias como de letras, verdadeiras poesias. É o autor consagrado de La Mer, sucesso mundial, e de todas as demais composições deste CD..
Seu pai era tabelião, mas com profunda afinidade com a música e a arte em geral. Trénet, devido a essa influência, começou pela poesia. Quando tinha 15 anos, seu pai o enviou a Berlim para estudar arte. Depois seria Paris sua nova residência, onde exerceria uma série de atividades, antes de se interessar pelo jazz, fazendo duo com um suíço, também aficionado, Johnny Hess. O serviço militar os separaria e, cumprido o mesmo, começaria carreira solo.
Não demorou muito para que se projetasse. O cinema contribuiu para que se destacasse como um dos favoritos do show-business, ponto de partida para gravações e excursões, mesmo no período da guerra. Não se livrou, porém, de críticas quanto ao seu estilo jazzístico, lançadas pelo setor nacionalista.
Depois da guerra intensificou as excursões por todo o mundo, inclusive ao Brasil. Sua personalidade alegre e excêntrica, fez com que lhe coubesse com exatidão o slogan de Le Fou Chantant, "O Maluco Que Canta", que parece bater mais com seu aspecto exterior descontraído do que exatamente na interpretação sentimental de suas belas canções.