Aos quinze anos Charles Daniel ganhou seu primeiro violão, foi quando iniciou a caminhada, trilhando pelas cordas do instrumento. Simultaneamente se envolveu com outros instrumentos musicais; neste período ele começou a desenvolver o canto de forma acertada.
O cantor participou de diversos eventos culturais, como apresentações em escolas, igrejas, teatros, universidades, shoppings e também nas noites goianienses. Apesar de não simpatizar com a maioria dos festivais de música, concorreu em mais de 10, ficando entre os primeiros colocados na maioria deles.
Aos 16 anos o artista descobriu outro dote, o da composição. Nestes nove anos, Charles Daniel vinha amadurecendo o projeto de gravação do CD, bem como o repertório. Hoje, com o primeiro álbum gravado, Venha, composto por 12 canções, o artista enfrenta nova batalha em sua trajetória profissional.
Charles Daniel lançou seu primeiro CD em 2008, valorizando canções próprias dentro do estilo sertanejo pop. A qualidade fonográfica recebeu grande destaque nesta obra.
Em 2009, o também jornalista lançou o livro Reciclagem e Sobrevivência: Desafios, Alternativas e Perspectivas do Reaproveitamento do Lixo pela editora Kelps. Se trata de um livro-reportagem que tem como objetivo preencher a lacuna de informações acerca do tema no Brasil.