No ano de 2001 (de maio até dezembro) Cássia Eller fez 95 shows.
Fez parte (durante dois anos) do primeiro trio-elétrico de Brasília, denominado Massa Real, trabalhou na Capital Nacional cantando e tocando em vários bares - um deles era o Bom Demais.
Apesar de ser homossexual assumida, teve casos com homens. Uma delas foi com o baixista Tavinho Fialho, com quem teve seu único filho, Francisco Ribeiro Eller (Chicão). O menino nasceu em 1993, pouco depois de seu pai morrer em um acidente de carro.
Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomendada, singulares, personalizadas.
Caracterizada pela voz grave e o ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Mutantes, Beatles e Nirvana.
Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três canções das que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco chamado Cássia Eller (1990 - LP / vendagem: 60.000 cópias, devida ao sucesso da faixa "Por Enquanto" de Renato Russo), "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (autoria dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos) no segundo disco intitulado O Marginal (1992).
Cássia Eller teve grandes problemas com álcool e outras drogas. Faleceu em 29 de dezembro de 2001 por parada cardiorrespiratória, possivelmente decorrente de estresse. A hipótese de overdose como causa da morte, apontada inicialmente, foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Foi apontada então morte por erro médico, mas o inquérito foi arquivado pelo Ministério Público.
Em 13 de janeiro de 2001, Cássia Eller apresentou-se no Rock In Rio III, num show em que baião, samba e clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock. Neste dia, o organogramo de apresentação foi o seguinte: R.E.M., Foo Fighters, Beck, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Cássia Eller; eles fizeram uma multidão de 190 mil pessoas delirarem - além da conincidência de o vocalista e guitarrista do Foo Fighters (ex-baterista do Nirvana), Dave Grohl, fazer aniversário no dia da apresentação, ser homenageado com um bolo trazido ao palco e um beijo da Cássia Eller - posteriormente, Dave Grohl declarou à imprensa que Cássia Eller e sua banda fizeram a melhor interpretação que ele conhecera até então da música "Smells Like Teen Spirit", autoria sua com Kurt Cobain e Krist Novoselic, parceiros no Nirvana.
Em uma entrevista à revista "Marie Claire", declarou ter fumado baseado pela primeira vez aos 20 anos e cheirado cocaína aos 25. Decidiu tratar o vício em 1999 com sessões de acupuntura.
ano de 2001, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca (RJ), durante os eventos do réveillion; mas, dois dias antes (29 de dezembro), por causa de sua morte repentina, foi substituída por Luciana Mello. Diante desta perda chocante para todos - fossem fãs apenas ou artistas, amigos, jornalistas, entre outros - houve um minuto de silêncio em vários pontos do Rio de Janeiro durante a comemoração da passagem do ano. Vários artistas prestaram homenagem à cantora em seus shows na virada do ano.
Cássia, ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a música "Por enquanto" da autoria de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, resultando na contratação de Cássia pela gravadora e sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".
Teve uma trajetória musical bastante variada, porém curta, com algo em torno de dez álbuns próprios no decorrer de doze anos de carreira. Despontou no mundo artístico em Brasília, em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.
Cazuza e Frejat escreveram a clássica “Malandragem” para Ângela Rô Rô. No entanto, a cantora não gostou do que viu e descartou a possibilidade de gravar a canção. Ângela revelou que gostou da melodia e do som das guitarras, mas decidiu não gravar a música porque achou a letra de Cazuza um “absurdo”. “Malandragem” virou sucesso na voz de Cássia Eller.
Antes de seguir a carreira musical, Cássia Eller trabalhou como garçonete, cozinheira e secretária do Ministério da Agricultura.
Sua versatilidade artística era ainda mais abrangente: cantou ópera, tocou surdo em um grupo de samba. Contudo, apenas em 1989 sua carreira decolou.
Era homossexual e morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão).
A música 1º de julho do cantor e compositor Renato Russo foi feita para Cássia Eller durante sua gravidez.
Sua avó era fã de Chiquinha Gonzaga e tocava bandolim.
Cássia Eller nasceu no Rio de Janeiro RJ em 10 de Dezembro de 1962. Residiu em Santarém PA, Belo Horizonte MG e Brasília DF. Tocando violão desde os 18 anos, chegou também a cantar opera e frevo e a tocar...