Carmen McRae foi uma das primeiras e das melhores vocalistas do bebop. Suas improvisações em scat e a escolha do repertório fazia com que cantasse dentro de uma profundidade emocional em cada momento lírico.
“Ela tinha um sentido musical para saber que, quando ela tivesse cinco tons para cantar, ela descobriria o tom certo vindo da sua cabeça e seguiria em frente” disse o baterista Joey Baron, que trabalhou com McRae.
Carmen McRae nasceu em New York no dia oito de abril de 1920. Foi um prodígio no piano; Carmen cantou na orquestra de Benny Carter em 1944 e com as de Count Basie e Mercer Ellington alguns anos depois. Durante esse tempo, ela também trabalhou como cantora e pianista no Minton Playhouse, lugar onde ele absorveu as idéias rítmicas dos boppers, que fizeram desse clube de New York o espaço de criação do novo jazz.
Carmen começou a gravar como líder em 1953 e continuou trabalhando para várias gravadoras e liderou diferentes grupos, por quatro décadas. Em 1988, McRae gravou um álbum especial, só com músicas de Thelonious Monk. Carmen McRae morreu em New York no dia 10 de novembro de 1994.