Numa noite de 18 de julho de 1915, na cidade de Rio Bonito/RJ, a aramista e trapezista Elisa Savalla, durante uma apresentação noturna no Circo Peruano, sente as primeiras dores do parto. O seu marido, Lázaro Gomes, em pleno picadeiro, pede que ela desça do arame. Assim, num barraco de circo, nasce George Savalla Gomes, mais conhecido como Carequinha.
Aos cinco anos, na cidade de Carangola/MG, sua famíliatrabalhava no Circo Peruano de seu avô, José Rosa Savalla, quando o padrasto Ozório, após alguns ensaios, colocou uma careca no menino e disse: "Hoje você vai entrar carequinha" e profético determinou que"de agora em diante você será o Carequinha". O circo tinha o palhaço Careca e não podia ter dois palhaços com nomes iguais. Então, dos cinco anos em diante, ele nunca mais deixou de ser o Carequinha.
Carequinha, credenciado, pela Superintendência do IV Centenário do Rio de Janeiro, para representar o Brasil no I Festival Internacional de Clow, em Campione D’itália, na Itália - realizado nos dias 13 e 14 de dezembro/ 1964, disputou o concurso com palhaços de 20 países e ganhou uma medalha de ouro como "O Palhaço Moderno do Mundo".
Carequinha estudou até o 3º ano da faculdade de Direito.
A partir do convite de Getúlio Vargas para Carequinha apresentar o seu circo para seus filhos no Palácio do Catete, Carequinha passou a ser considerado o Palhaço dos Presidentes da República, desde de Getúlio Vargas passando por JK incluindo os Generais do governo militar.
Além das marchinhas carnavalescas, Carequinha gravou várias músicas infantis. Ele foi o primeira a gravar a música de roda 'Atirei o Pau no Gato', além de outras velhas cantigas infantis. O jornal Folha de São Paulo publicou certa vez que Carequinha foi o primeiro a gravar um rock infantil no Brasil: 'O Rock do Ratinho'.
Em 1938 Carequinha estreou como cantor no programa Picolino, de Barbosa Júnior, na Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro.
O pai de Carequinha, que largou a batina pela atriz circense, morreu quando Carequinha tinha dois anos.
George Savalla Gomes nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes (George literalmente nasceu no circo, pois sua mãe grávida estava fazendo...