O Canamaré nasceu em Niterói no ano de 1997, quando um grupo de amigos músicos se juntou para tocar as músicas do compositor e arranjador Dado Lomelino, além de clássicos do reggae e da MPB.
O primeiro show foi em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, para um pequeno público que sequer conhecia o repertório tocado,e ainda assim se animava com aquelas canções originais levadas num ritmo que misturava o reggae com as diversas influências da música atual, do rock à MPB. Assim nasceu o canakayana, depois Canamaré que ralou na pista por dois anos até conseguir,em 1999, gravar seu primeiro CD,independente,produzido por Zelly Mansur.
Para este disco a banda selecionou “Lá vem a onda”, pérola do genial artista Tom Zé, e lhe enviou uma versão reggae desta música para que ele autorizasse o registro.Tom Zé gostou tanto do que ouviu que se prontificou a gravar com a banda na faixa em participação mais que especial.Outra contribuição de peso foi a do formidável baixista Arthur Maia,músico da banda de Gilberto Gil. Este CD teve os hits “Lá vem a onda”, “Olhos nos Olhos” e “Kaya” veiculados em várias rádios no país e chegou à marca de 15 mil cópias vendidas,levando a banda a participar de grandes eventos musicais ao lado de artistas como The Wailers, Israel Vibrations, Gilberto Gil, Titãs, Paralamas do Sucesso, Tribo de Jah e Natiruts em shows memoráveis como o do Réveillon da Praia do Rosa em Garopaba-SC, Festival Vitória em Paz(Vitória-ES), Opinião(POA-RS), Planeta Atlântida RS, culminando na gravação ao vivo do “1º Festival de Reggae Nacional” (Indie Records) no Anhembi em São Paulo,para um público de 60 mil pessoas. Outros CDs de coletânea contam com faixas do Canamaré: “Pop Goiaba” e “Niterói Reggae Cantareira” (Niterói Discos), “As mais tocadas da Ipanema FM” (Stop Records), “Circuito Reggae Brasil”(Kaskata’s), “Planeta Atlântida ao vivo” (Orbeat),”Revista Atlântida”(Orbeat).
Em 2002 o Canamaré lançou seu segundo CD “Cores de um mesmo mar” (Orbeat), uma co-produção da banda com William Magalhães que emplacou os sucessos “Chuva Miúda”, “Barquinho” e “Miragem” nas principais rádios gaúchas.