×

Biografia de Burn Halo

James Stephen Hart era o vocalista e frontman da banda Eighteen Visions que acabou em abril de 2007. Após o fim da banda que tinha 10 anos de estrada, Hart redirecionou sua criatividade e talento em algo que representasse suas habilidades e idéias. Sem perder tempo, Hart fez um acordo com a Island/Def Jam e começou a trabalhar quase imediatamente com o compositor Zac Maloy no que viria a se tornar o primeiro disco do Burn Halo, que é homônimo.

Entre maio e outubro de 2007, Hart fez uma longa caminhada até Tulsa em Oklahoma para escrever com Maloy, solidificando seu objetivo sobre como a sonoridade deveria ser e focando em escrever canções que construiriam um álbum balanceado. Seu objetivo era escrever um álbum com apelo comercial mas que tivesse pegadas de Rock N' Roll clássico e uma vibe dos anos 80, algo que ele nunca teve antes.

James Hart gravou o álbum entre outubro e novembro de 2007 com Maloy de produtor com ajuda de músicos de alto nível que incluíam o baterista do Nickelback, Daniel Adair, o baixista original do Jane's Addiction, Chris Chaney e o guitarrista Neil Tiemann que toca junto com o vencedor do American Idol, David Cook e também algumas contribuições do guitarrista solo da banda Avenged Sevenfold, Synyster Gates. No estúdio, Zac Maloy ajudou muito Hart a ter a melhor performance vocal possível quando chegou finalmente a hora de gravá-los. Como vocalista, ele pode levar a voz aonde James queria e como queria, colocando uma característica marcante na voz de Hart.

O resultado foi uma coleção dinâmica de músicas que chamam a atenção de quem ouve. James Hart descreve a faixa Save Me como a música mais pesada do álbum. O primeiro single, Dirty Little Girl que conta com a participação de Synyster Gates, guitarrista solo da banda de Hard Rock e Heavy Metal, Avenged Sevenfold. Também há uma balada no álbum, Here With Me. James Stephen Hart diz que as músicas descrevem a vida real, e que por influência da música country que segundo ele descreve bem isso, ele procurou escrever sobre situações como a perda de um amigo ou uma fase difícil na vida de algúem. Ele quis que as músicas fossem de fácil compreensão e que quem as escutasse soubesse no exato momento, a mensagem que ele queria passar.

Após o álbum estar completo, no começo de 2008, a Island Records decidiu não lançar o álbum do Burn Halo, deixando Hart com o duro trabalho de achar uma nova gravadora para lançar o primeiro álbum de seu projeto que inicialmente seria carreira solo que depois veio a se tornar uma banda. O empresário do Burn Halo, Bret Bair acabou por formar sua própria gravadora,a Rawkhead Rekords em parceria com a Warner Music Group para lançar o álbum. James Hart passou o resto de 2008 inteiro procurando membros para a sua banda de turnê que no futuro ajudarão ele a escrever e gravar os próximos álbuns do Burn Halo. Com Aaron Baylor no baixo, Joey Cunha na guitarra solo, Allen Wheeler na guitarra base e Ryan Folden na bateria, a formação da banda estava completa. O Burn Halo também é endorsado pela marca de guitarras, Schecter Guitar Research e pela marca de bateria, DDrum.

Em 2008, a banda teve sua música Save Me presente no jogo de video-game WWE SmackDown vs. Raw 2009. Em dezembro do mesmo ano, mais uma música com Synyster Gates foi lançada, Anejo e o Burn Halo fez seus primeiros shows em turnê com o Avenged Sevenfold pelos Estados Unidos. O clipe oficial de Dirty Little Girl saiu no dia 25 de fevereiro de 2009 com participação de Synyster Gates.

Se primeiro álbum, "Burn Halo" (auto intitulado) saiu em 31 de março de 2009.