Bernardo Santos, mais conhecido por BNegão (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1973), é um cantor e compositor brasileiro de rap.
Iniciou sua atividade musical ainda no colégio onde estudou, criando a banda “Perfeição Nenhuma Small Band e Engenharia de Som Ltda”, cujo som misturava influências punk e eletrônica.
Migrou em seguida para Juliete, onde tocou com músicos como Marcelo Vig, Bruno Migliari e Jr Tostoi, cujo som era colorido de soul, rock e hip hop. Chamou a atenção do underground carioca com canções fortes e reflexivas.
Tocou também com a banda niteroiense “Missed in Action”. Paralelamente, fundou a banda The Funk Fuckers, cujo show de estréia foi num Circo Voador lotado.
Mais uma vez acumulando funções, substituiu o rapper Skunk - fundador do Planet Hemp - em diversos shows. Quando este faleceu, deixou o “Missed in action” e ingressou definitivamente na banda na ocasião do disco “Usuário”.
Tornou-se conhecido como vocalista da banda de rap brasileira Planet Hemp. Dividiu por anos o palco com o também vocalista Marcelo D2, junto ao baterista Bacalhau (que depois foi substituído por Pedrinho), o guitarrista Rafael e o baixista Formigão. Além de cantar, BNegão atuou como letrista da banda. BNegão teve idas e vindas no Planet Hemp, intercalando com seu trabalho paralelo como líder da banda The Funk Funkers.
Ele saiu em definitivo do Planet Hemp em 2001 para dar início a seu novo projeto, BNegão E Seletores de Freqüência, dessa vez misturando rap, hardcore, dub e funk, com letras repletas de crítica social.
Lançou em 2003 o CD Enxugando o Gelo. O álbum foi liberado pelo próprio BNegão para ser baixado via internet, através do site da banda, tornando-se um dos primeiros artistas brasileiros a abraçar os conceito de Copyleft e Creative Commons. As faixas “Nova Visão”, “Enxugando Gelo” e a conhecida “A Verdadeira Dança do Patinho” fazem críticas ao governo brasileiro. BNegão também ganhou o prêmio Orilaxé de melhor vocalista de canção negra, concedido pela ONG carioca Grupo Cultural Afro-Reggae.
Atualmente, BNegão faz parte do Turbo Trio, junto com Tejo Damasceno e Alexandre Basa. O grupo apareceu no programa Manos e Minas da TV Cultura em 2009.