×

Biografia de Blue

O grupo surgiu em 2001 com o álbum de estreia, "All Rise" e o primeiro single de mesmo nome lançado em maio daquele ano. O single entrou na parada britânica em quarto lugar e ficou no Top 10 britânico por cinco semanas. Os outros dois singles Too Close (cover do grupo Next) e If You Come Back viraram grandes hits e ficaram na primeira posição nas paradas vendendo mais de 200,000 cada.
O álbum "All Rise" teve bastante sucesso e vendeu mais de 1,5 milhões de cópias só no Reino Unido, ficando em primeiro lugar nas paradas durante 23 semanas. Ganharam muitos prêmios como "Best Newcorner" no BRIT Awards de 2002 e também no Smash Hits Awards, e "Best Single", "Best Newcorner" e "Best Pop Act" no Capital FM Awards.
Em Março de 2002, o Blue atingiu o top 10 britânico com o seu novo single Fly By II (a canção foi refeita e remixada), que chegou a primeira posição e teve um enorme sucesso nas rádios do Reino Unido.
Em novembro de 2002 lançaram o segundo álbum, "One Love". O álbum entrou nas paradas em primeiro lugar e vendeu mais de 1,3 milhão de cópias no Reino Unido e 2,7 milhões no mundo. O primeiro single, One Love foi para o Top 3 britânico e fez que o Blue conseguisse seu segundo single consecutivo nas rádios. Em seguida veio o segundo single do álbum, Sorry Seems to Be the Hardest Word, um dueto do Blue com o cantor Elton John. Lançado em 2002, esse foi o terceiro single do grupo que chegou em primeiro nas paradas britânicas.
O Blue terminou o ano de 2002 ganhando os prêmios de "Best Pop Act" no TOTP (Top of the Pops) Awards 2002, e "Best UK Band" e "Best Live Act" no Smash Hits Awards 2002.
Em fevereiro de 2003, o grupo fez uma perfomance da música Riders no BRIT Awards e ganharam o prêmio de "Pop Act" na premiação. O terceiro single de "One Love" foi U Make Me Wanna cujo clipe foi gravado num iate na África do Sul.
Ganharam mais prêmios tanto no país natal quanto no exterior incluíndo "Favourite Group" da Capital Radio (no Reino Unido), "Best Pop Video" da MTV Japão e "Best International Group" da MTV Ásia. O grupo teve grande repercussão e vendas na Nova Zelândia, Bélgica, Noruega, Malásia, Austrália, Suécia, Dinamarca, Hong Kong, Irlanda e Tailândia.
Depois de passar o tempo gravando e viajando em turnê para a Europa e o Extremo Oriente e aparecendo em festivais pelo Reino Unido, o Blue viria com um novo álbum chamado "Guilty".
"Guilty" foi lançado em 2003 e o álbum e também o single ficaram em segundo lugar nas paradas do Reino Unido. Os próximos singles foram Signed, Sealed, Delivered I'm Yours (uma parceria junto com Stevie Wonder e Angie Stone) que ficou em décimo primeiro lugar, "Breathe Easy" (ficou em quarto lugar) e Bubblin' (que ficou em nono lugar). O álbum vendeu 1 milhão de cópias no Reino Unido.
O grupo foi homenageado no filme Simplesmente Amor de 2003, quando foi feito uma brincadeira com o quarteto disputando o topo das paradas de sucesso com um dos protagonistas do filme, um velho e debochado roqueiro que fazia uma "versão" natalina da canção Love Is All Around, canção da banda de rock inglesa The Troggs.
Em 2004 lançaram a primeira compilação, "Best of Blue", que veio com duas músicas que viraram singles, Curtain Falls e Get Down On It (uma parceria junto com o Kool & The Gang e Lil Kim).
Em 2005, o Blue resolveu se separar depois que o cantor Elton John sugeriu que seguissem carreira solo e que deveriam se concentrar nela porque a popularidade do grupo estava decaindo. Nesta mesma época, lançaram a segunda compilação, "4Ever Blue".
Em 16 de abril de 2009, foi revelado que a banda está em negociações para voltarem e gravar um material inédito já que eles tem um acordo para gravar 3 álbuns com a gravadora Innocent e a EMI Music. O grupo confirma que vão gravar um novo álbum depois que terminarem a turnê da compilação "Best of Blue". A turnê deve começar em 2010.
Segundo o site Radio 1 da BBC, o Blue já estaria escrevendo o novo material com o cantor e produtor americano Ne-Yo em Nova York.