Blindside é uma banda gospel de pós-hardcore/new metal da Suécia. No início da carreira em 1994 em Estocolmo na Suécia, a banda era chamada Underfree e era formada por Magnus Erikson (ex-guitarrista), Simon, Christian e Marcus. Depois de um tempo Tomas entrou na banda e Magnus saiu. Depois de alguns meses a banda lançou seu primeiro demo em meados de 1995 (esse álbum nunca mais foi encontrado) e finalmente em 1996 mudou o nome para Blindside, foi quando lançaram dois novos demos, agora com uma produção de verdade.
Não demorou um ano para que a banda começasse a fazer sucesso. No ano seguinte, a banda lança o álbum Blindside pela Solid State, com 12 faixas, conhecido por ser hard rock com letras cristãs.
O álbum "A Tought Crushed My Mind", pela mesma gravadora, com a música "King Of The Closet", ganhou um videoclip até hoje admirado pelos fãs. Mas não foi a única, "Nära" por exemplo foi lançada em sueco, e "My Mother's Only Son" uma das melhores músicas pois o som de violino passa uma emoção muito grande.
2001 foi o ano que a banda passou a ser conhecida pelo mundo todo. Pois foi quando vieram os irmãos do P.O.D. a divulgá-la dando espaço para Christian participar de uma das músicas do álbum Satellite (campeão de vendas nos EUA) e uma cômica participação no videoclip do P.O.D. "Boom", que contribuiu para que a banda em 2002 revelasse o álbum que gerou grande sucesso. Foram as 12 faixas mais incríveis encontradas no cenário Hard Core cristão. "Pitiful", "Sleepwalking" e "Silence" foram os sucessos.
Aliás, depois disso,a banda embarcou na trilha sonora do filme Grind tocando Pitiful, e lançou um acústico de 3 músicas + Remix de Silence, que misteriosamente ganhou um videoclip sem diretor nem nada, muito raro de se encontrar, porém, necessário para os grandes fãs da banda. Foram os anos mais felizes da banda,quando eles entraram ao palco de Cornerstone Festival 2 vezes consecutivas, e tocaram no Late Show de Conan O'Brien.
Em 2004 é lançado About A Burning Fire. Um álbum mais sensível, com letras menos significativas, porém com outras que mostraram um maior amadurecimento. Nesse álbum, há uma música intitulada "Horray It's L.A" que foi executada com um guitarrista a mais, Billy Corgan (Smashing Pumpkins, Zwan) que fez uma presença ilustre, contudo a música não foi bem recebida pelos fãs, afinal,o sucesso do álbum já estava marcado para ser "All Of Us", que além de ter um clip gravado numa floresta da Romênia a letra ganhou espaço entre os fãs de músicas românticas apesar de não ser deste gênero.
"Swallow" foi a música mais rápida do CD. Marcus deu de tudo na bateria e ficou muito bom, esta música na verdade foi a única música que mostrou a banda para o mundo todo, pois foi uma das selecionadas para o game Need For Speed Underground. Em maio a banda revelou a regravação dos dois primeiros álbuns: "Blindside" e "A Tought Crushed My Mind" que ganharam faixas extras como "Forgiven", "Desert", "Flowers" e "Stolen".
E depois de um mês a banda lança o grande DVD Ten Years Running Blind, com 2 shows completos, com videoclipes, documentários e vídeo exclusivo de About A Burning Fire. (Até hoje é difícil comprá-lo, pois a banda é da Suécia o que encarece o produto para fãs de outros países, mas com certeza, vale a pena tê-lo).
Mais 2 meses e a banda lança o tão esperado trabalho "The Great Depression". O álbum segundo Christian é um dos melhores pois liricamente, é um álbum poético, pois ele só se decidiu por músicas que mexeram com o coração dele. (Christian lançou nesta mesma é poca seu primeiro álbum solo "Fell In Love With The Game"). No clip eles aparecem vestindo umas roupas estranhas estilo "anos 20's" mas parece que a vantagem dele sobre os outros é que este gira em torno de uma "história" e a música é perfeita para seus shows.
"We're All Going To Die" não é uma das melhores músicas do cd, mas significa muito para Christian pois foi escrita na época em que eles foram até a África, e viram que lá a miséria faz com que as pessoas morram cedo, isso fez com que lembrasse de todos os jovens que morreram, alguns por decisão própria ou por outra razão, por isso o refrão: "We're All Going To Die, But We're All Not Meant To Die Young". (Todos nós iremos morrer, mas nem todos vão morrer jovens)