Shana Müller é cantora da música regional do Rio Grande do Sul. Ela iniciou sua carreira musical no tradicionalismo gaúcho aos 8 anos de idade, tendo participado de várias edições do Fegart/Enart, como solista vocal e integrando os conjuntos vocais de grupos de dança.
Seus primeiros passos na música foram dados a partir da gravação de "Vitória-régia", com o cantor Wilson Paim, música de grande repercussão e que fez com que Shana se firmasse de maneira destacada no meio artístico cultural do estado.
Posteriormente gravou mais duas composições com Paim: "O Beija-Flor e a Rosa" e "Recanto da Esperança", que também tiveram destaque.
Em 2001, junto com o CTG Aldeia dos Anjos, participou do Festival Mundial de Folclore de Drumondville, no Canadá, gravando o disco The Sound of the South Brazil (O Som do Sul do Brasil), interpretando várias músicas do repertório nativista e do folclore rio-grandense.
Além da carreira de cantora, Shana também atua como apresentadora de eventos. É formada em Jornalismo pela PUC-RS e radialista pelo curso da Feplan.
Trabalhou de 2000 à 2006 na Rádio Rural AM 1.120, veículo integrante do setor rural do grupo RBS, onde exerceu as funções de Coordenadora de jornalismo, apresentadora do programa Na Estrada dos Festivais e Revista Rural, além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinense.
O ano de 2004 marcou a retomada da carreira de Shana Müller. Com músicas da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, a cantora traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo e que hoje faz da música gaúcha referência nacional.
Cantando milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, Shana Müller mostra no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira.
Preenchendo um espaço feminino que existia nesta linha de interpretação, Shana Müller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho.
Shana tem dois CDs gravados: Gaúcha (2004 – Usa Discos) e Firmando o Passo (2006 – Usa Discos), este último em 2007 recebeu a indicação de Melhor CD Regional no Prêmio Açorianos de Música, oferecido pela Prefeitura de Porto Alegre.
A cantora já participou de diversos festivais de música do estado e já realizou espetáculos também nos estados de SC e PR.
Shana é considerada a cantora revelação da música regional gaúcha e faz parte da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul.
Shana Müller atuou em outros países, como Uruguai e Argentina, em festivais de folclore, dividindo o palco com nomes como Luiz Carlos Borges e Yamandu Costa por diversas vezes.
Em junho de 2008, esteve como convidada do show da grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, em Cachoeira do Sul.
Shana integra, também o espetáculo Buenas e M’espalho, projeto no qual divide o palco com Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco.