×

Biografia de Nelson Lins De Barros

Nascido em Recife, mudou-se, na adolescência, para o Rio de Janeiro. Estudou na Queen's University, em Kingston (Canadá) e na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Trabalhou no Consulado do Brasil, na Califórnia. De volta ao Brasil, atuou, como cientista, membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e músico.

Vivendo no Rio de Janeiro, destacou-se, no final dos anos 1950, como importante compositor ligado à bossa nova. Teve em Carlos Lyra seu principal parceiro, com quem compôs "O bem do amor", "Maria do Maranhão", "Mundo à parte", "Promessas de você", "Depois do Carnaval", "Gostar ou não gostar" e "É tão triste dizer adeus", entre outras.

Em 1961, escreveu, em parceria com Francisco de Assis, "Um americano em Brasília", peça teatral musicada por Carlos Lyra, com quem compôs, no ano seguinte, a trilha sonora de "Couro de gato", curta-metragem de Joaquim Pedro de Andrade, incluída em "Cinco vezes favela".

Musicou "Memórias de um sargento de milícias", peça teatral de Millor Fernandes, sobre texto de Manuel Antônio de Almeida.

Foi editor da parte de música brasileira da Enciclopédia Britânica e membro do Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som (RJ), em sua implantação.

Sua canção "Manhã de liberdade" (c/ Marco Antonio Menezes), vencedora do concurso promovido pelo Grupo Opinião sobre o tema liberdade, foi lançada, em 1966, em LP homônimo gravado por Nara Leão.

Faleceu no dia 3 de novembro de 1966, vitimado por um enfarte. Atuava, na ocasião, como secretário-geral do Centro Latino-Americano de Pesquisas Físicas. É considerado um dos descobridores do compositor Sidney Miller.