Beto Tavares é ministro de louvor, missionário de JOCUM desde 1988. Ele lidera o ministério de JOCUM chamado Vila do Louvor, que tem o alvo de recrutar, equipar e enviar ministros de louvor, músicos e artistas cristãos dos diversos campos das artes, para que, através desta ferramenta, levem a mensagem do amor de Deus às nações do mundo e discipulando as nações, causando um impacto na sociedade.
Beto tem viajado pelo Brasil e diversas nações, divulgando a visão missionária do louvor, e ensinando em igrejas e escolas de JOCUM. Como cantor, Beto tem 4 CDs lançados: "Fogo", gravado em Atlanta e lançado no Brasil em 1997; "Sede" lançado em 2001; “Venho me Entregar” lançado em 2003 em parceria com a Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, de onde é membro; “Mover” lançado em 2005.
"Clamo" lançado em 2009, produzido por Maurício Caruso, de São Paulo, guitarrista, compositor e amigo de vários anos, também presente como guitarrista no álbum "Sede". De estilo pop, com contribuições que vão do rock mineiro ao MPB, Beto, que toca violão neste álbum, se alegra com a participação de sua banda, formada de músicos da Vila do Louvor: Altamir (baixo), Thiago (batera), Renan (guitarra) e Rodrigo (teclado), além de convidados especiais, como Davi Lisboa Neto (piano), o próprio Maurício Caruso (segunda guitarra e violão) e outros..
Beto tem sido parceiro do ministério Vineyard no Brasil desde sua implantação, tendo participação em diversos CDs, como cantor e compositor, além de ter realizado versões de boa parte das músicas da Vineyard Music Brasil lançadas em português. Também está envolvido com o movimento Adoração e Adoradores, liderado pelos pastores e ministros de louvor Massao Suguihara e Asaph Borba, além da participação de outros grandes líderes de louvor do Brasil, com o apoio da Integrity Music.
Beto é casado com Raquel e tem uma filha chamada Nicole.