×

Biografia de Berlin

Berlin é uma banda de new wave norte-americana formada no final da década de 1970 na Califórnia, em volta da vocalista Terri Nunn.

Sua canção mais famosa mundialmente foi "Take My Breath Away" (1986), do soundtrack do filme Top Gun. Este foi nominado aos prêmios Óscar. O tema foi composto por Giorgio Moroder.
Seu estilo estava enquadrado dentro do Tecno Pop, pop electrónico (ou synth-pop em inglês).

Berlim foi formado no Condado de Orange, Califórnia em 1979. Seu primeiro disco, "A matter of time" foi gravado em 1980 em I.R.S. Terri Nunn tinha deixado temporariamente o agrupamento para iniciar uma carreira autoral, sendo substituída naquela ocasião por Virginia Macolino.

Depois foram fichados pela gravadora independente Enigma Records onde eles teriam seu primeiro hit, a polémica canção “Sex (I'm A...)" (1982), que foi proibida por algumas emissoras de rádio devido a sua letra demasiado explícita.

Em 1983 dois novos singles os catapultan à fama “The Metro” e “Masquerade” que juntos com o anterior hit fizeram parte do LP “Pleasure Victim”, com muito seu trabalho mais exitoso.

Em 1984 publicam o LP “Love Life” que teve menos vendas que “Pleasure Victim” mas de onde saíram dois temas importantes “Não more words” (N° 23 em Billboard) e “Dancing in Berlin”.

Anos depois, passaram ao âmbito mais comercial com seu sucesso “Take my breath away” (número 1 em dezenas de países), tema mais importante da taquillera filme “Top Gun”, canção que difiere muito do estilo desenfadado de suas criações anteriores.

Aparte de Nunn, os membros principais de Berlin foram o membro fundador John Crawford (compositor de canções, baixo e Sintetizador), e David Diamond (Sintetizador e guitarra). Outros membros da fita incluíram Ric Olsen (guitarra), Matt Reid (Sintetizador), Rob Brill (batería 1982-1987) e Rod Learned (batería 1979-1982).

Berlin oficialmente dissolveu-se em 1987, em parte devido à carência de sucesso de seu álbum “Count three and pray” apesar de incluir a canção "Take my breath away", eclipsdo em grande parte pelo sucesso de vendas do soundtrack de Top Gun.

Nunn reteve os direitos legais ao uso do nome do grupo após discussões legais com o membro fundador do grupo, John Crawford, recreando-o com uma nova alineación de músicos em 1999.

Em 2000-2001 Berlin contribuiu a vários álbuns de tributo de artista, entre eles Marilyn Manson, Madonna e Blondie.

Em 2002, com a nova reunião do grupo lança-se ao mercado seu último disco, chamado "Voyeur", que contém os singelos "Blink of an Eye" e "With a Touch" lançado ao ano seguinte, os quais não ingressaram em listas.