×

Biografia de Benny Benassi

Marco Benassi, mais conhecido como Benny Benassi (nascido em Milão, 13 de julho de 1967, é um DJ italiano e um artista da house/electroclash. Atualmente, vive em Reggio Emilia, uma cidade dentro o Emilia-Romagna, região de Itália.

Ele normalmente trabalha em estúdio com primo Alle Benassi. Os dois também produziram singles e álbums juntos, especialmente sob o nome Benassi Bros, mas não apenas sob esse pseudônimo. O duo começou com o DJing na década de 80, na cidade natal deles, antes de começarem a trabalhar para a Larry Pignagnoli Off Limits, um estúdio de produção nos anos noventa, criando música para vários artistas, inclusive Whigfield, J.K. e Ally & Jo.

O primeiro grande sucesso internacional de Benny foi "I Feel So Fine", realizado como KMC, com Dhany (Daniella Galli) no vocal, em 2001. Já Alle, sob o nome Al Ben lançava, em 2002, seu sucesso "Run To Me", também com Dhany no vocal. Depois, em 2003, Benny mudou do EuroHouse para o Electro, com o álbum "Benny Benassi Presents The Biz: Hypnotica" ou simplesmente "Hypnotica", obtendo outro grande sucesso, com as faixas "Satisfaction", "Able To Love", "No Matter What You Do", entre outras, com "synth" dos vocais de Violeta e Paul French, que juntos formavam o duo The Biz. Outros sucessos do álbum foram "I Love My Sex" e "Love Is Gonna Save Us". Este alcançou # 2 nos singles do Reino Unido (UK Single Charts), depois que o Ministério de companhia de registro de Som substituísse o vídeo original (um quadro quase imóvel do "overlayed" de faixa com gráficos) com um vídeo de modelos que usam ferramentas de poder. "Benassi" também remixa a música dos contemporâneos dele, como Tomcraft e Gambafreaks. Outros sucessos de 2003 foram "Get Better", com vocais de Sandy Chambers, e "Rumenian", cantada por Violeta.

Nos anos de 2004 e 2005, Benny Benassi e seu primo Alle Benassi produzíram inúmeras faixas sob os codinomes "Benassi Bros" (com a compilação "Re-Sfaction" e os álbums de inéditas "Pumphonia" - no qual os primos deram uma nova roupagem ao antigo sucesso "I Feel So Fine" - e "...Phobia" - também contemplado com novas versões Sfaction de "Somebody To Touch Me" e "Run To Me", por exemplo), e "Bat 67" (com remixes para Rava - "Hot Tin Groove" - e para o Digitally Stoned People - "Warman Whoreman", além da criação da faixa "I Want You To Come")... Benny, entretanto, não deixou de continuar seu trabalho de mixagem de faixas de famosos artistas, como Goldfrapp, Robbie Rivera, Felix Da Housecat, Ettienne De Crecy, David Guetta, Moby, The Bravery e Fischerspooner. Ainda nesse ano, Benassi Bros produz a faixa "Give It Time", de Sandy Chambers, com participação de Fuzzy Hair, que o acompanharia mais em frente, remixando versões de alguns de seus singles, como "Feel Alive". Benny Benassi também deixa um pouco de lado o Benassi Bros, e deselvolve produções como "Who's Your Daddy", mais um grande hit mundial, com remixes de Benny Benassi em conjunto com Alle Benassi, Fuzzy Hair e David Guetta, entre outros.

Em 2006, no entanto, apenas uma produção foi realizada sob o nome "Benassi Bros", que foi a compilação "Re-Sfaction 2". Além disso, nesse mesmo ano Marco Benassi criou o selo virtual Pump-kin, que prioriza a divulgação de novos talentos do cenário da música eletrônica, em sua vertente Electro, como Audio Vegas (a.k.a. The Dolphins), Agiman, Groove Ranger, Gianluca Motta, Alex Gaudino, Dino Lenny, Maurizio Gubellini, entre outros... o próprio Alle Benassi também lançou algumas de suas criações sob o selo Pump-kin, utilizando os pseudônimos "N.O.I.P. (No One Is Perfect)" e, mais recentemente, "Mobbing". O sucesso do selo "Pump-kin" inclusive influenciou Marco Benassi na criação, em 2007, de um outro selo agregado ao Pump-kin: é o Funky Pump-kin, com criações de DJs como "Diego Donati" e "F&A Factor" (Franco Amato), distinta da Pump-kin por priorizar as faixas da vertente House.

Paralelamente, em 2007, Benassi Bros produziu faixas, como "Play My Music", para Sandy Chambers, ou mesmo álbums inteiros para outros artistas, com os álbums da Dhany ("E-Motions") e da Channing ("To Be Free").

A partir desse ano, o "Mundo Benassi" tomou "vida própria", sob prooduções de todos os artistas ligados a Benny Benassi, seja Dhany e Sandy, com seus singles e álbums próprios, ou mesmo em parcerias, como "Break The Wall" (sob a produção de Benassi Bros), seja com a Channing, trabalhando nos Singles de seu álbum "To Be Free" e com a faixa "Peanuts Enhancer" (com produção de Alle Benassi sob o nome "Mobbing"), seja com a Ann Lee, lançando versões de produções "Benássicas", como "Stop-Go" (do The Biz), "Time Is What You Need" (do álbum "Pumphonia", do Benassi Bros, no entanto, re-batizado como "THIS Is What You Need") e "Every Single Day" (do álbum "...Phobia", do Benassi Bros), seja com as novas produções so os selos "Pump-kin" e "Funky-Pump-kin", como "Cooking For Pump-kin, Phase One", "Cooking For Pump-kin, Special Menu", as produções individuais de seus artistas, como The Dolphins (A.K.A. Audio Vegas), Agiman, Groove Ranger, os trabalhos de Alle Benassi, sob os nomes N.O.I.P (No One Is Perfect) e Mobbing (lançando, sob esse pseudônimo, inclusive, o álbum "Rock The Dog", e singles como "Open Legs", "Picante (Feat. Channing)" e "Ohm-O-Genik"), e as criações de Diego Donati, Franco Amato e Fedo Mora, entre muitas outras produções.

Em 2008, Benny lança seu segundo álbum de estúdio sob o nome "Benny Benassi": é o "Rock N' Rave", cujo primeiro single é "I Am Not Drunk", que inicialmente ofi testada com o "synth" dos vocais de Paul French e Violeta, mas acabou sendo lançada apenas sob os vocais da Violeta, e o segundo se chama "Come Fly Away", com vocais da Channning. Este álbum, esperado por mais de 2 anos (desde o lançamento de "Who's Your Daddy" havia rumores sobre o novo álbum), trouxe de volta um elemento que havia sido esquecido (a enigmática voz de Violeta), mas também trouxe muita controvérsia entre seus fã, devido à complexidade das faixas - consideradas por muitos como "estranhas". O que se pode dizer é que Benny Benassi trouxe novos elementos à sua música, "bebendo da fonte" das últimas tendências da Electro Music norte-americanas. Os vocais são, em sua maioria, novidades, como Farenheit, Dino e Christian Burns, e mesmo Channing (que ainda não havia participado em álbums do Benny Benassi ou Benassi Bros), mas também house presença de "veteranas", como Violeta e Naan.