Os Before The Torn não são apenas mais uma banda portuguesa. O seu estilo característico, repleto de energia, torna-os numa referência para os seguidores deste estilo musical.
Desde a sua fundação em 2004, a banda passou por várias mudanças de alinhamento, sem ter por isso perdido a sua consistência e nunca deixando de apostar na sua própria evolução como banda, e como músicos em particular. Em Junho de 2008, após alguns meses de composição, gravaram o seu álbum de estreia “Burying Saints” no Ultra Sound Studios em Braga. O trabalho foi produzido, misturado e masterizado pelo conceituado Daniel Cardoso e é composto por 12 músicas intensas e cheias de sentimento.
O som pesado que caracteriza os Before The Torn nasceu da paixão dos seus elementos pela música extrema, tentando ultrapassar barreiras num país com uma cultura fechada no que diz respeito à música. Com grandes atuações ao vivo, a banda capturou a atenção de muitas pessoas e com isso ganhou uma sólida base de fãs.
“Buryng Saints” é um álbum que, desde as letras escritas com garra, às guitarras harmonizadas em acordes poderosos, passando pelas baterias rápidas e técnicas, constitui aquilo que poderá ser um dos registos musicais em maior evidência no panorama musical em Portugal no ano de 2009.