×

Biografia de Beastie Boys

Entrar para a história da música é difícil. Ainda mais quando o assunto é hip-hop e o grupo em questão é o primeiro formado por jovens brancos. Foi em 1981 que o Beastie Boys surgiu na cena da música. Em determinado período da carreira, o grupo até sofreu com a antipatia de seguidores do hip-hop tradicional, mas isso não abalou os integrantes que continuaram fazendo suas músicas.

A primeira formação era composta por Mike Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA), o guitarrista John Berry e a baterista Kate Schellenbach, que, em 1982, lançaram o álbum Pollywog Stew. Um ano mais tarde John e Kate abandonam o grupo e, para completar a formação, Adam Horovitz aceitou o convite para integrar o Beastie Boys.

No início da carreira o Beastie Boys fazia um som mais voltado ao hardcore punk. A partir de “Cookie Puss”, em 1984, o grupo resolveu abandonar de vez o punk e se empenhar totalmente no rap. O primeiro contrato assinado foi com o selo Def Jam e isso aconteceu apenas por que houve um contato com o produtor Rick Rubin. A partir daí, o Beastie Boys contou com alguns lances de sorte. “She’s on It” - primeiro single que fez parte do filme Krush Groove,logo depois veio a oportunidade de abrir os shows da turnê Virgin de Madonna.

Em 1986, os caras lançaram Licenced to Ill, disco que vendeu mais de 750.000 nas primeiras seis semanas, apesar de serem acusados de incitar a violência e colocar sátiras em suas letras. A grande responsável pela vendagem desse disco, segundo a mídia internacional, foi “Fight for Your Right”. Ainda neste ano, ao abrir um show do Run DMC, os Beastie Boys puderam sentir a hostilidade do público tradicional do hip-hop.

Já o segundo álbum Paul’s Boutique, gravado pela Capitol, ficou muito abaixo do disco de estréia em termos de vendagem. Apenas a faixa “Hey Ladies” foi bem executada. O disco seguinte Check Your Head, em 1992, nasceu depois que o Beastie Boys fundou sua própria gravadora, a Grand Royal. A volta por cima aconteceu depois que as músicas “Jimmy James”, “So What’cha Want” e “Gratitude” foram bem recebidas nas rádios. Com Check Your Haed eles conseguiram um disco de platina duplo.

O quarto álbum, Ill Communication, de 94, aparece na cena musical como um prolongamento de Check Your Head. O disco de platina foi bem recebido com a ajuda das músicas “Sure Shot” e “Sabotage”. Neste ano o grupo doou parte de ‘royalties’ das músicas “Shambala” e “Bodhisattva Vow” para Milarepa Fund, uma organização dedicada a promover a consciência a respeito das injustiças feitas contra Tibetanos pelo governo Chinês.

“Hello Nasty” foi lançado em 1998 e vendeu mais de 700.000 já na primeira semana. O último trabalho do Beastie Boys, “To the 5 Boroughs”, acaba de ser lançado (2004) e foi totalmente produzido por eles. Agora seguem em viagem pela Europa para mostrar o novo trabalho.


No ano de 2005, além das turnês com o novo álbum o grupo foi indicado em 3 categorias na 47° edição do Grammy realizada em fevereiro na cidade de Los Angeles.

No mesmo ano, mantendo a tradição, a banda colocou nas lojas a coletânea “Solid Gold Hits”, reunindo grandes sucessos da carreira da banda, em músicas como “Body Movin”, “Sabotage”, “Fight For Your Rights” e “Hey Ladies”. Ainda em 2004 os Beastie Boys anunciaram o lançamento do DVD “Awesome: I Fuckin’ Shot That” que deve ser lançado no mercado no próximo ano.