Tudo começou em fevereiro de 2002 quando Tiago Carvalho (Violão e Voz), resolveu convidar Wirley "Qüeem" (Guitarra), seu amigo dos tempos de colegial, para fazer um som. Após alguns instantes Tiago sugeriu o nome de Danilo para a bateria. Passaram- se mais alguns minutos, Danilo (que respondeu ao telefone com a frase: - Estou indo pra aí agora!!!) estava junto dos outros dois. Uma hora e meia depois estavam num estúdio de ensaio e no final do dia já tinham composto juntos a primeira música e convocado Marcos (Marcola) já para o próximo ensaio. Alguns dias mais tarde, convocaram também Vilmar (Pateta), que levou consigo Luiz Eduardo para ser tecladista da banda. Os caras também toparam na hora!!!
A primeira demo (Poucos Dias) foi lançada no final daquele ano. Mais de 400 cópias foram distribuídas e as críticas foram excelentes! Todas falavam sobre o profissionalismo, a apresentação do material da banda (que sempre foi muito acima da média) e da qualidade de som da demo, que por incrível que pareça foi gravada na cozinha dos pais do Danilo!!! E foi a banda que realizou todo o trabalho de gravação, fotos, texto e arte do encarte! Mais independente que isso, impossível!
A seqüência natural seria gravar o primeiro Cd. Mas isso não foi feito, visto a escassez dos recursos. Daí resolveram melhorar o primeiro trabalho! Em Junho de 2003 começaram a gravá-lo. Eles queriam superar a qualidade da primeira demo e sabiam que não seria fácil. Para tal resolveram gravar no estúdio Groove, um dos melhores estúdios do Centro - Oeste! A produção ficou a cargo de Henrique Souza e Tiago Carvalho, e a arte da capa, assim como todo o material gráfico já apresentado pela banda, ficou novamente a cargo de "Marcola".
A Demo demorou mais de um ano pra ser finalizada, devido a várias experiências com a mixagem e masterização, para chegar ao resultado que a banda procurava sem abrir mão do baixo custo. A qualidade de som em relação ao custo é de fazer inveja a várias bandas do Estado. Depois de alguns meses tentando negociar um Cd profissional, a banda resolve lançar o 2° demo de forma independente. As poucas ofertas das gravadoras, em termos de divulgação e suporte, não chegava nem perto do que a banda estava procurando. Eles tinham nas mãos um material bom, mas sabiam que seria preciso algo profissional para conquistar o espaço desejado.
A banda foi considerada "Banda revelação de 2005" pelos integrantes da comunidade Bandas Goianas numa rede de integração social na internet. Com 24% do total dos votos, também recebeu críticas excelentes nos jornais Diário da Manhã e O Popular e em programas de rádio como o "festa in", sendo um dos grandes destaques do ano. A banda também estava presente entre os Melhores Demos, Melhores bandas, Melhores baixistas e Melhores bateristas do ano. Um excelente resultado para o primeiro trabalho da banda.
Após o lançamento da Demo, a banda fez vários shows, sempre deixando a sua marca. Se você realmente quer conhecer a Banda, precisa ir assistir a um show ao vivo ! A Savana é uma banda de palco e é no palco que ela mostra a que veio. Influenciada por uma época em que um show era muito mais do que algumas pessoas tocando seus instrumentos, a Savana faz um show energético, muito divertido, com uma ótima movimentação de palco, e com uma comunicação absurda com o público, algo muito difícil de se ver hoje em dia. Tudo isso sem perder a característica e a precisão necessárias em um show de Pop rock.
Depois de algum tempo a Savana resolveu fazer seu primeiro álbum, mas dessa vez, algo profissional, algo diferente....