×

Biografia de Banda Sarypa

“Lá vai a saripinha, lá vai a espuleta”, dizia o tio. Mesmo mais velha, o apelido continuou e, mais tarde, Marielle Antunes, 25, resolveu nomear a banda que formou em 2010 de Sarypa. “Sempre fui agitada mesmo”, lembra ela, que vai levar o axé music do grupo para as praias de Armação, neste domingo, 15, a partir das 17h. O show gratuito é parte da programação do Verão Coca-Cola, que agita Salvador em todos os domingo de janeiro.

“Axé com arrocha” é o que Marielle garante levar para o Verão Coca-Cola. “É o ritmo que sem querer a gente dança”, comenta. Pagode e sertanejo universitário também não vão faltar, assim como hits carnavalescos de Asa de Águia, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo. Domingo, o público terá a oportunidade de conhecer as composições próprias, a interpretação e o charme da vocalista, além da atual música de trabalho: “Chora”.

“A música atormentava minha cabeça”
Natural de Itapetinga, a cerca de 570km de Salvador, a líder da Sarypa conta que começou a cantar aos seis anos e, embora sua família sempre estivesse ao seu lado, havia uma condição: “A música tinha que estar paralela aos meus estudos”. Tanto foi assim que ela que se formou em enfermagem e chegou a exercer a profissão em Valença e Itaperoá. Mas não teve jeito: “A música atormentava minha cabeça”, conta.

A cantora já passou por vários grupos mas considera a banda de baile Lordão, da qual fez parte por três anos, enquanto morava em Itabuna, sua grande escola. Em dezembro de 2010, nasceu a Sarypa e cinco meses depois o grupo se mudou para a capital baiana à procura de um lugar ao sol no mercado de música baiana. Hoje, com 13 músicos, o grupo tem se apresentado bastante principalmente no interior do Nordeste. No Carnaval que se aproxima, por exemplo, serão dez shows, dois por dia.

Apesar de já ter cantado música romântica, sertaneja e hits de décadas passadas, o axé sempre foi guiando as inspirações da cantora, que também compõe. Entre os artistas que mais admira estão Djavan e Marisa Monte, além das cantoras de axé Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Daniela Mercury. “Ficava cantando 'A Cor Dessa Cidade' e tentava fazer os passos de Daniela”, ri contando.

Novo Babado Novo de novo
Entre as bandas que faziam sua cabeça alguns anos atrás estava o Babado Novo. E quis o destino que uma surpresa colocasse a banda em seu caminho novamente, mas agora profissionalmente. Depois do Carnaval, Marielle não lembrará mais do grupo só como o som que embalou sua adolescência. Quando o Carnaval acabar ela assume os vocais da banda que tanto admirou. Na verdade, a banda Sarypa vai mudar de nome e será intitulada de Babado Novo. "A responsabilidade agora é 1000 vezes maior já que a marca ficou conhecida nacionalmente", diz a artista sobre o passado de sucesso do grupo que revelou a cantora Claudia Leitte. A atual formação, liderada por Guga e Xandy, será desfeita.