A Porto do Som foi fundada no dia 1º de agosto de 1999, na Cidade de Feliz/RS.
No início da sua trajetória, optou por tocar diversos tipos de eventos e não tinha um foco definido de estilo musical. Se apresentava em bailes de Chopp, de Kerb, Jantar de Casais, Festas Jovens, Formaturas, Casamentos e Bailões, executando o repertório de acordo com as características de cada evento.
O 1° CD foi lançado em dezembro de 1999. Em 2001 a música “Cala a Boca e me Beija” tornou a banda conhecida praticamente a nível de Estado. Já em2002, lançou o terceiro álbum, trabalho este associado ao resgate das Tradições Germânicas. Em 2004, seu 4° álbum teve a faixa “Gruda-Gruda” bastante executada nas principais emissoras do gênero no estado. Um ano depois é a vez do álbum “Pedindo Amor” entrar no mercado, porém , devido a problemas de relacionamento com a antiga gravadora, o seu projeto de divulgação foi abandonado.
Em 2006, a Banda é contratada pela Gravadora vertical. “A Minha Alma te Escolheu”, intitulou o sexto trabalho, que com a música “Talvez seja Amor”, fez a banda sair do regionalismo e ser conhecida também em grande parte do estado de Santa Catarina. Reformulada, com novo visual, nova gravadora e contando com a contratação de Xandi nos vocais e Felipe no Saxofone, a banda direcionou seu foco exclusivamente no estilo “Bailão”, porém com uma roupagem mais POP.
Em 2007, o Sétimo álbum “As Cores da Vida”, veio pra confirmar a identidade e a União da Porto Do Som. Músicas como “5 Dias”, Me Leva Pra Tua casa”, ”As Cores da Vida” e ”Saudade”, colocaram a Banda no final de 2008 entre as 10 mais solicitadas do Sul do Brasil.
Agora, em 2009, prestes a comemorar 10 anos de vida, lança seu Oitavo Cd: “O Mapa da Felicidade”; Um Cd autoral, sem regravações e que traz como primeira música de Trabalho, a “Previsão do Tempo”.