Com o nome mais interativo da cena do rock contemporâneo, o quarteto Opinião Pública formado por Raphael Dias (guitarra e voz), Luis Bretz (guitarra), Marcelo Meirelles (baixo) e Duda Rangel (bateria), vêm traçando um caminho de grandes conquistas.
Logo no início a banda ganha um grande festival no Rio de Janeiro que os leva para um workshop na Berklee College of Music em Boston/EUA. Em 2009 lançam seu primeiro disco com o apoio do selo MusicSolution e do produtor Daniel Figueiredo. Em poucos meses este lançamento conquista as ruas com 4 mil cópias totalmente independentes com a participação de Toni Garrido na versão roqueira de Firmamento, a única faixa não autoral do trabalho. Como se esse grande feito não bastasse, eles foram além, conquistando na turnê do seu disco de estréia o prêmio de melhor banda de rock de 2009 no Nordeste do Brasil.
Os rapazes, se apresentam num show cativante recheado de canções inéditas e algumas versões de músicas super conhecidas e por onde passam conquistam mais e mais fãs. Com muitos shows na região Sudeste do país e várias apresentações em Minas Gerais e São Paulo o grupo conquista também o Rio de Janeiro – sua cidade natal – dividindo palcos com bandas como NX Zero, Strike, Forfun, Dibob e até com o Anberlin, banda de rock americana que em sua turnê pelo Brasil levou consigo o Opinião Pública e o Fresno para São Paulo e para uma das casas de show mais conceituadas do país: o Canecão, no Rio de Janeiro.
Ao longo de 2009 a banda gravou os seus dois primeiros videoclipes, Firmamento e Vem Dançar Comigo, este segundo ao vivo em show no Olaria Atlético Clube, no Rio de Janeiro, para um público de mais de 6 mil pessoas. Já estrearam na televisão e são sucesso na Internet.
Aliás, a Internet é a casa da banda, que está presente nas principais redes sociais da web e é destaque na cena independente com milhares de plays no MySpace e cada dia mais seguidores no Twitter. A vida online é tão intensa que justamente por lá eles foram descobertos por uma Rádio FM de Nova York, que além de fazer uma entrevista exclusiva com a banda para todo o Estado americano deu ao líder do grupo, Raphael Dias, um programa semanal – Brazilian Rock Scene – em que ele toca e entrevista os destaques da cena do rock brasileiro direto do Brasil para Nova York.
Em Julho de 2010, a banda encontrou um espaço na agenda para sua primeira turnê internacional por Nova York e arredores, em que a convite da LAMC (Latin Alternative Music Conference), participaram da 11ª. edição da maior conferência de música latina do planeta.