O Novo Viver nasceu em 22 de novembro de 1989, através de um festival de música realizado na paróquia de Sta. Cecília, em Braz de Pina, Rio de Janeiro. Os músicos da banda receberam sua primeira formação no coral Maranatha. Com o fim do coral, a banda Novo Viver inicia seus primeiros passos. Alguns anos mais tarde, a banda passa a Comunidade Novo Viver, trabalhando essencialmente com música. Em 1996, lançou seu primeiro CD com o título Tome Uma Decisão, trabalho que projetou músicas como Cante em paz popularizada no Brasil como Vamos cantar. De autoria de Mário Anderson e Marcelo Gomes, a composição foi gravada por grandes nomes da música católica como o mexicano Martins Valverde - que a projetou para o mundo - Dunga, Pe. Zeca, Banda do Céu, Bortollato, entre outros.
Como é natural, a comunidade passa, a partir de 1999, por mudanças para aperfeiçoamento de sua estrutura material e espiritual: alguns músicos importantes se despediram, outros se integraram. Os componentes sentem a necessidade de aprofundar sua espiritualidade na forma de discipulado, e então prioriza isto. Em novembro de 2003, a banda gravou seu segundo CD com o título Novo Viver ao vivo, com participação especial de Eugênio Jorge, Pe. André Luna e Pe. Fábio de Mello. O lançamento ocorreu no dia 20 de julho de 2004, no Olimpo, Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Internacional da Amizade.
A coletânea do CD inclui composições que falam do relacionamento entre Deus e o homem. O trabalho tem sido considerado por muitos músicos e intérpretes como um obra que harmoniza técnica e espiritualidade, e que tem feito grande bem para a vida dos que trilham e dos que não trilham os caminhos de Deus. Em virtude da sensível influência de ritmos negros - como Soul e Jazz - a banda é geralmente considerada a precursora do Soul-Music católico.