Na década de 80 surgiu na Bahia o movimento da axé music, que ganhou força com nomes como Luis Caldas, Chiclete com Banana e Banda Mel. Após lançar a banda Pimenta de Cheiro, o bloco Cheiro resolveu montar e investir em um novo grupo, a banda Cheiro de Amor.
A banda estourou em 1987, após o saudoso Chacrinha fazer uma audição do disco do grupo e 15 dias depois lançá-la nacionalmente na Rede Globo. Com as músicas, Auê, Rebentão, Lero Lero, Doce obsessão, Pureza da paixão, Cheiro de Amor no ar entre outras, o Cheiro de Amor ganhou espaço no cenário musical brasileiro. A banda foi responsável por lançar nomes como Laurinha, Márcia Freire e Carla Visi, e está na sua terceira formação. Tendo desde 2004 Alinne Rosa, como vocalista.
Alinne Rosa integrou bandas de diferentes estilos fez backing vocal na Banda Mel e posteriormente assumiu o comando da banda de axé Trio Metal, quando foi descoberta pela Cheiro Produções através de um grande concurso. Para ser escolhida como a nova vocalista do Cheiro, as candidatas eram avaliadas pela voz, atitude, carisma e energia. Todos os requisitos foram preenchidos pela talentosa cantora Alinne.
Tendo a banda como a grande chance de sua vida, Alinne subiu pela primeira vez em um trio elétrico no ano de 2004 no carnaval de Salvador. Com a responsabilidade de comandar um bloco de grande tradição na cidade, a nova vocalista surge na avenida vestida de Orixá. Filha de Iemanjá, a cantora do grupo Cheiro de Amor não podia ter tido estréia melhor, ganhou o prêmio de revelação do ano.
No carnaval de 2005, como não poderia ser diferente, Alinne Rosa abrilhantou as avenidas de Salvador, comemorando os 25 anos do Bloco Cheiro de Amor. Nesse mesmo ano é lançado o primeiro DVD da banda que ultrapassou a marca de 30.000 cópias vendidas.
Em 2006 a Banda Cheiro ganhou ainda mais visibilidade no cenário musical. Fazendo shows por todo o Brasil e fora do país, inclusive em Portugal, onde foi consagrada como uma das melhores bandas de axé music do país.
Com o álbum "Tudo Mudou de Cor", o ano de 2007 começou com o pé direito e cheio de novidades para a banda. Completando 28 anos de carreira e cada vez mais forte no cenário musical baiano, o Cheiro mostra que competência, profissionalismo e união fazem à diferença. Conseqüência disso é o número cada vez maior de admiradores e o reconhecimento da crítica especializada.
O ano de 2008 do Cheiro de amor vai ficar marcado pela gravação do seu segundo DVD "Cheiro de Amor acústico". Gravado no Forte São Marcelo no mês de Abril, o novo trabalho do Cheiro de Amor já alcançou a marca de vinte mil cópias vendidas, superando a expectativa do Grupo Cheiro.
Carnaval 2009 O próximo passo da banda é a grande apresentação na maior festa Popular do planeta, o carnaval da Bahia. Em 2009, Alinne Rosa traz para a avenida o alerta para três campanhas de conscientização que inspirarão desde os abadás até o figurino da cantora. Tudo isso, embalado pelos maiores sucessos do grupo e os hits que fazem a cabeça dos brasileiros no momento.
Assim, o cheiro encerra mais uma campanha de sucesso, que inclui micaretas e carnavais fora de época, e o já consagrado Projeto Summer Time. Uma série de shows idealizados pela Cheiro Produções, que traz à Salvador grandes atrações nacionais para dividir o palco com a banda liderada pela competente Alinne Rosa.