Alexandre Thai, músico autodidata, multiinstrumentista e compositor, iniciou sua carreira aos 12 anos tocando violão. Depois de liderar e integrar outras bandas, decide, em 1996, fundar a banda de Axé Bambakerê.
A concepção da banda surge mesmo antes da chegada dos músicos. Thai já tem idéia da sonoridade, do estilo e do repertório. Quer que a banda comece com a letra B e que signifique algo positivo. O nome Bambakerê é escolhido dentro do dialeto africano Nagô Yorubá por causa do seu significado "dança remexida". O trabalho tem um compromisso com o Amor, a Paz, a Natureza, a Alegria, a Esperança, o Altruísmo e a Espiritualidade estando esses elementos sempre presentes nas letras das canções, nas conversas com o público e na vida pessoal de seus integrantes. E foi o que aconteceu.
Mesmo sediada no Rio de Janeiro, a banda e o repertório sempre recebem influências marcantes da Bahia. A parte cênica, as luzes, os ritmos e a atitude marcam a formação dessa banda de axé.
No segundo semestre de 1996, a Bambakerê estreou em grande estilo na Praça da Apoteose (Sambódromo, Rio de Janeiro - RJ) sendo publicada meia página de matéria no Jornal O Dia. Logo em seguida, entrou em estúdio para gravar “Carnaval, Amor e Futebol” e “A Fé de Deus”. Em Janeiro de 1997, a banda foi à Bahia onde emplacou essas músicas, respectivamente, em 8ª e 2ª posições entre as 10 mais tocadas na região sul do estado.
Com o sucesso que rolou na Bahia, a Bambakerê voltou para o Rio de Janeiro e iniciou a gravação do 1º cd independente da banda intitulado “Nas Cores do Verão”. O cd foi lançado na casa de show The Ballroom, no Rio de Janeiro, em janeiro de 1998, e a partir desse momento desenrolou-se uma seqüência de shows. A banda não pára mais.
Ainda em 1998, a Bambakerê começou a fazer feiras de exposição e, em 1999, apresentou-se em micaretas universitárias. Depois que várias faixas do primeiro cd alcançaram sucesso (“Nas Cores do Verão”, “Totalmente Bamba”, “A Fé de Deus”, “Carnaval, Amor e Futebol”, “Mão no cabelo”), a banda gravou quatro singles para divulgação nas rádios (ainda com lançamento inédito em cd): “Só você vai ser meu bem-querer”, “Quebradeira do Timbau”, “Na Imensidão do Mar” e “Estrelas”. O single “Na Imensidão do Mar” chegou a alcançar a 9ª posição nas rádios de Ubatuba - SP e a 2ª posição na região da Costa Verde do Rio de Janeiro.
Nos anos seguintes, os shows aconteceram com maior freqüência e a Bambakerê especializou-se em eventos de médio e grande porte: festas produzidas por prefeituras, micaretas, clubes, choppadas universitárias, carnavais, reveillons, feiras de exposição de gado, festas patrocinadas, festas particulares, casas de show, eventos beneficentes, dentre outros.
Em virtude da constante renovação de repertório e do carisma natural, a Bambakerê conquista cada vez mais espaço com destaque no cenário musical brasileiro. A excelência dos níveis técnico e disciplinar da banda e de sua produção também é diferencial importante em sua trajetória de sucesso.
Os trabalhos atuais incluem a realização de shows em palcos e trio-elétricos pelo Brasil e a gravação do novo álbum ainda sem título.