O primeiro disco gravado no Brasil (na Casa Edison) mas fabricado na Alemanha (pela Zon-O-Phone) foi um lundu, Isto é bom, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano. Foi um marco histórico por ter sido a primeira gravação feita no Brasil.
O grande sucesso "Urucubaca miúda" do cantor Bahiano,gravado na casa Edison no ano de 1915 é de autoria desconhecida.
Que...
O samba de Sinhô "macumba Gegê" gravado por Bahiano na casa Edison em 1923, teve duplo sentido, devido a expressão "gegê" ser de origem africana e significar amada, querida e mais tarde serviria como apelido do futuro presidente Getúlio Vargas.
Que...
O grande sucesso do carnaval de 1918 foi "A baratinha" marchinha de Mário São João Rabello, gravada em 1917 na Casa Edison por Bahiano.
Bahiano gravou em 1915 a polca "Ai, Philomena" que nada mais era que uma adaptação de J. Carvalho Bulhões da polca italiana Viva Garibaldi.
Foi a partir do ano de 1917 com o samba "pelo telefone" (ainda amaxixado) de Donga (Ernesto dos Santos) e Mauro de Almeida, gravado na casa Edison por Bahiano que os compositores começaram copiosamente fazer músicas para o carnaval.
No ano de 1916, Bahiano fêz uma parceria com Eduardo das neves com a música "O meu boi morreu" cantiga nordestina (toada) de Luiz Moreira, gravada na casa Edison.
Manoel Pedro dos Santos, Bahiano, nasceu em cinco de dezembro de mil oitocentos e oitenta e sete, em Santo Amário da purificação, estado da Bahia.
Viveu no Rio de janeiro até sua morte, em quinze de Julho de mil novecentos...