O Bad Brains é originário de uma banda de reggae e jazz chamada Mind Power, de 1976, inspirada em Bob Marley. Formada pelo vocalista Sid McCray, o guitarrista Dr. Know, o baixista Darryl Jenifer e o baterista Earl Hudson. a banda queria inovar, mas não sabia como, até que, em 1977, McCray apresentou ao resto da banda o Sex Pistols. Eles começaram a ouvir Led Zeppelin, Eater, Clash e discos de punk/hardcore. Em seis meses as mudanças aconteceram. O estilo passou a ser uma mistura de reggae com punk rock. McCray saiu do grupo para a entrada do vocalista HR e em 1978 mudaram de nome para Bad Brains.
Depois de passar um ano tocando nos arredores de Washington, cidade natal, partiram para Nova York. Lá, gravaram o primeiro single, “Pay To Cum”, mas a edição limitada prejudicou a distribuição. No começo de 1979, o Bad Brains abriu um show do Bob Marley, o que eles chamaram de “momento divino”. Foi neste mesmo ano que os integrantes adotaram a filosofia de vida Rastafari.
A banda continuou a fazer shows, desta vez em toda a costa leste norte-americana, o que popularizou cada vez mais o Bad Brains e abriu caminho para outras bandas de hardcore e punk. Em 1982, eles lançaram o primeiro álbum, “Bad Brains”, pela ROIR, apenas em fita cassete. As músicas “Big Takeover” e “Sailin” se destacaram e no ano seguinte a banda foi convidada a gravar um LP num estúdio em Boston. “Rock For Light” saiu no mesmo ano pela PVC e, mesmo com uma distribuição limitada dos discos, a banda já tinha um público fiel.
Os anos seguintes foram difíceis para a banda. Em seis anos, eles só conseguiram lançar dois álbuns, “I Against I”, em 1986 e “Quickness”, em 1989, este mais próximo do heavy metal, o que gerou conflitos internos na banda. HR e Earl queriam continuar mais próximos do reggae, ao contrário do resto da banda. Entre os dois álbuns, HR chegou a lançar um disco solo, “Singin’ In The Heart”. O resultado foi a saída dos irmãos e Israel Joseph-I e Mackie Jayson foram chamados para compor o Bad Brains.
A mudança parecia ser promissora, eles conseguiram fechar o primeiro contrato com uma grande gravadora, a Maverick Records. Em 1993, saiu o esperado álbum “Rise”, que foi muito criticado e deu início a mais crises na banda. A gravadora resolveu apostar novamente no Bad Brains, só que desta vez com os irmãos HR e Earl de volta. A formação original gravou “God Of Love”, em 1995, mas o disco não vendeu o esperado. HR e Earl saíram mais uma vez e a Maverick decidiu não investir mais no Bad Brains.
O pior foi que a gravadora entrou com um processo pelo direito do nome da banda e venceu. A partir daquele momento, eles não podiam mais usar Bad Brains e precisaram parar de tocar. A volta do grupo aconteceu em 2000, com a formação original e o nome de Soul Brains. Como o forte do grupo sempre foi os shows, apostaram em discos ao vivo. Eles saíram em turnê, mesmo sem um novo trabalho e lançaram o disco “Live at the Marine Hall: San Francisco”, gravado durante os shows. Em 2001, saiu também um single, “On Like Popcorn”. No ano seguinte, foi lançado “I & I Survived”, coletânea com gravações em estúdio e apresentações ao vivo.