A primeira aproximação de Babyface ao mundo da música foi na área da produção. Tudo começou na década de 80, quando formou um duo em conjunto com Antonio Reid, chamado The Deele, posteriormente apresentado a um dos responsáveis pela da editora Solar Records, que os incumbiu de produzir trabalhos de nomes como Carrie Lucas, The Whispers e Dynasty .
No entanto, Kenneth Edmonds, o nome real de Babyface, trocou o estúdio pelos palco no final da década. Para além dos trabalhos de produção que continuou a desenvolver para nomes como Paula Abdul, Sheena Easton e Pebbles, só para citar alguns, o músico começou a dedicar-se a compor as suas próprias canções, sendo que o primeiro álbum, "Tender Love", viu a luz do dia em 1989, e vendeu mais de dois milhões de unidades, apoiado em temas como "Whip Appeal" e "It's No Crime".
Estava visto que a carreira de músico de Babyface não ia ficar por ali. No ano seguinte foi editado novo registo, desta feita intitulado "Lovers", que foi sucedido por dois registos que em pouco tempo alcançaram o estatuto de platina. Foram eles "A Closer Look"(1991) e "For The Cool In You"(1993), sendo que este último foi inclusivamente considerado um dos melhores álbuns da música soul e r&b.