No começo de 2000, surgiu a primeira formação do Avec Tristesse, liderado por Pedro Salles. Apesar de alguns ensaios terem acontecido, poucos meses depois a banda acabou por ser dissolvida, restando apenas o atual baixista da banda, Rafael Gama. Ele era (e ainda é) a pessoa certa para o posto, pois tinha, além de uma grande habilidade instrumental, uma visão experimental que condizia com a proposta inicial do projeto. Nessa época, o nome Avec Tristesse já havia surgido a partir do clima que se ouvia nas músicas, todas criadas de forma espontânea a fim de traçar naturalmente um estilo, ou, melhor ainda, uma identidade para a banda.
Passadas algumas semanas, o baterista Nathan Thrall juntou-se a Pedro e Rafael. Como um trio, todas as músicas compostas por Pedro Salles foram trabalhadas e elaboradas, com uma única exceção: "The Failed Saviour", até hoje nunca lançada. Neste tempo, apareceu também a música "Paean", cujo riff principal "nasceu" em um sonho de Pedro.
Ao mesmo tempo em que mais duas pessoas entraram na banda, Alexander Woden (guitarras) e Bruno Campbell (teclados), a banda acertou com um estúdio algumas datas, em setembro, para iniciar a gravação de um EP ou um MCD (o que viria a ser o primeiro disco da banda, chamado "Ravishing Beauty"). No decorrer da mesma, as vinhetas e a introdução foram compostas. "De Sombre Amour Et Souffrance", por exemplo, foi criada e improvisada na mesma hora em que foi gravada.
Perto do final do ano, houve uma discussão geral entre os donos do estúdio e até o próprio Avec Tristesse. Eles então decidiram fechar as portas e deixaram a banda com o material gravado na mão, dividido em duas mídias diferentes (ADAT e Cakewalk) sincronizadas entre si. 2001: O sonho e o abismo
Já no ano seguinte, 2001, um estúdio que pudesse sincronizar as mídias ADAT e Cakewalk foi encontrado. A banda então terminou as gravações e fez uma pré-mixagem para procurar uma gravadora interessada. A Somber Music foi a primeira a mostrar um interesse. A banda, entretanto, ainda se deparou com mais problemas.
O primeiro deles foi o fechamento desse outro estúdio, o que os botava novamente à procura de um lugar que sincronizasse as duas mídias citadas acima. O segundo foi o financeiro: Pedro, que até então estava pagando toda a gravação com seu salário, encontrava-se, agora, desempregado.
A banda realizou seu primeiro show em Abril, em sua cidade natal (Rio de Janeiro) tocando em uma pequena casa chamada Garage, junto com outras três bandas. Com o dinheiro arrecadado nesse show, conseguiram fechar algumas datas no estúdio Fast Forward no final do ano, a fim de iniciar as mixagens. Quando a banda se comunicou novamente com a Somber Music, foram informados de que a agenda da gravadora já estava cheia para todo o ano de 2002. 2002: Redenção - O lançamento do primeiro disco
O debut do Avec Tristesse foi apresentado, pela Somber Music, ao selo Hellion Records que se identificou com a banda e providenciou a ajuda monetária necessária para fechar a mixagem e a masterização.
Por motivos de diferenças musicais, Bruno Campbell e Alexander Woden saíram da banda alguns poucos meses antes do disco sair, o que finalmente ocorreu em Novembro, seguindo de resenhas, entrevistas e uma boa aceitação por parte daqueles que ouviram o disco. Para os membros restantes da banda, foi a realização de um dos principais sonhos de suas vidas.
A banda, a fim de continuar como um trio, arrumou dois músicos convidados: Alexandre Granhen (guitarra) e Flávio Vizeu (teclados), para os shows que estavam por vir. Mesmo com o 1o. disco recém lançado, a pré-produção para um 2o. disco já estava pronta. As músicas foram compostas em 2002. As gravações foram agendadas para o meio do ano, no estúdio Fast Forward, que se mostrou ideal durante as mixagens e masterização de "Ravishing Beauty".
Desde 2001, a banda não realizava shows. A ansiedade para pisar em palcos era grande. Isso veio a acontecer em Abril, em um evento gótico realizado na cidade de São Paulo para cerca de três mil pessoas, num dia de frio extremo e alguns problemas de organização.O show foi bem recebido pelo público presente e, impressionantemente, muitas pessoas haviam ido exclusivamente para assistir à banda.
As gravações começaram em Julho com a bateria, mas teve de ser interrompida por causa de mais um show em São Paulo. O evento foi o Setembro Negro. A banda tocou para cerca de 1.500 pessoas, dessa vez abrindo para a banda sueca Dark Funeral. O show do Avec Tristesse foi marcado por uma desorganização total por parte dos produtores do evento, resultando em uma curta apresentação da banda (espremendo cinco músicas em torno de 20 mins.) e muitos problemas de som. De qualquer forma, o público apreciou o show.
Nas semanas que se seguiram, todos os instrumentos e vozes foram gravados. Houve mais uma interrupção, novamente por um show em São Paulo. Dessa vez, a convite da banda carioca Arkanum. A casa de shows escolhida era pequena, porém boa - em termos de som, considerada pelo próprio Avec Tristesse como o melhor em que já puderam tocar. No entanto, por falta de divulgação, poucas pessoas compareceram.
De volta ao Rio, as mixagens e masterização do novo disco, intitulado "How Innocence Dies", foram completadas antes do Natal. Fechado no estúdio Fast Forward, era o fim de um ano de muito esforço e perseverança, acreditando em um retorno à altura nos anos futuros.