Nascidos em Nanuque, Minas Gerais, Anilson da Costa Meireles (Avaré) e João Batista da Costa Meireles (Jataí).
Mudaram - se para Goiânia com seus familiares no ano de 1972.
No ano 1982 Anilson e seu irmão João Batista, iniciaram sua trajetória artística formando a dupla que é conhecida hoje como Avaré e Jataí. Desde então passaram a se apresentar em circos, praças, showmícios, rádios, programas de auditório, casas noturnas e outros eventos. Participaram de festivais promovidos por canais de TV, rádio e entidades como SESI, obtendo melhor classificação com a música “Sorriso do Mundo” em 1998, ano em que garantiu a participação da dupla no CD do Festival do SESI. Em 2002 foram classificados em 4º Lugar com a música Lamento do Rio, que também foi incluída no CD do Festival; e ainda nesse mesmo ano foi gravado o primeiro CD da dupla, intitulado Chave da Paixão que inclui a música "Sorriso do Mundo" por se tratar da música que lançou definitivamente a dupla no mundo artístico profissional, que tem composições próprias e de parceiros compositores. Já em 2003 conquistou a primeira colocação na modalidade raízes, com a música A Garupa, e ainda em 2º lugar na modalidade interpretação. E em 2004 no mesmo Festival que é realizado pelo SESI, foram classificados em 2º lugar nas categorias: Interpretação e Composição. Inclusive, tendo garantido mais uma vez a participação no CD deste evento que foi gravado no fim do ano de 2004, para o deleite do público amante de música raiz. Em 2007 participaram mais uma vez do festival do SESI sendo classificados em primeiro lugar na modalidade composição com a música "Firme no Bote".
Fizeram uma parceria com os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho viajando com eles pelas principais cidades de Goiás, e algumas cidades do Mato Grosso durante todo o ano de 2004 e de 2005.
Em agosto de 2004 fizeram a abertura do show de Teodoro e Sampaio realizado em Ribeirão Pires, na grande cidade São Paulo.
Em 2006 a dupla gravou seu segundo CD que traz sucessos como " Alerta do Criador" e "Caboclo de Tradição", que destacaram ainda mais a dupla no meio sertanejo.
O trabalho realizado até então é um trabalho independente e não conta com patrocínios e/ou empresários. E já estão preparando o terceiro CD.
Participam de vários programas de TV como frutos da terra transmitido pela TV Anhanguera, na beira da mata transmitido pela TV Brasil Central (Goiânia) e Brasil Caipira transmitido pela TV Câmera (Brasilia , São Paulo e outros estados brasileiros ).
São defensores da música sertaneja raiz e não pretendem mudar de estilo pois o dia que a raiz morrer, morre também a árvore. Fazem shows em todo o estado de Goiás e em vários estados brasileiros levando alegria ao coração dos admiradores da música sertaneja raiz.