×

Biografia de Atari Kousuke

Atari Kosuke começou sua carreira num selo independente com álbuns no "estilo shima-uta" (canção de ilha), uma variação de folk (música folclórica) de Amami, uma das muitas ilhas da cadeia Ryukyu. Depois de assinar com a gravadora major Epic Records (da Sony) em 2006, ele optou por um som mais popular, mas continuou a colocar vocais "shima-uta" em suas músicas. Kosuke continuou a adquirir popularidade progressivamente no Japão e alcançou países que falam chinês, como Taiwan.

biografia
Nascido em Amami Oshima, Kagoshima, em 1980, Atari Kosuke foi inspirado por Hajime Chitose durante os anos de colegial, por causa de seu estilo único de cantar, conhecido como shima-uta. Este estilo particular de canto é baseado numa técnica específica, que requer que o cantor repentinamente suba um oitavo quando cogais são cantadas numa escala específica. Esta técnica é freqüentemente encontrada em vários tipos de música folclórica japonesa e em músicas tradicionais japonesas.

Em seus primeiros anos, como muitos artistas folk fazem, Kosuke decidiu focar-se numa carreira puramente local, assinando com o selo Ryukyu, da Jabara Records, e trabalhando com o localmente conhecido Tsuboyama Yutake. Seu álbum de estréia, lançado em 1999, focou-se somente no estilo shima-uta, com Kosuke acompanhando sua parte vocal tocando o jabisen (também conhecido como sanshin), a variação de Okinawa do shamisen. Refinando seu domínio da shima-uta, ele seguiu em frente para ganhar dois prêmios locais em 2000, recebendo o Grande Prêmio de Amami de Música Folclórica de "Novo Membro" e o prêmio da Associação Japonesa de Música Folclórica.

Seguindo seu sucesso inicial, Kosuke trabalhou seu talento, apresentando-se pelos próximos cinco anos. Neste período ele fez vários lançamentos de álbuns, colaborações em compilações de folk e fez várias apresentações ao vivo. Uma apresentação em especial foi no Ryukyu Festival em 2005, no Osaka Dome.

A vontade de conquistar um novo público levou Kosuke a expandir seu horizonte musical e abrir-se à influência da música pop. Esta nova influência tornou-se evidente em seus álbuns seguintes, com o jabisen acompanhado por outros instrumentos, como guitarra, violino e ukulele. Ele lançou seu primeiro mini álbum em 2005, Materia, quando assinou com o selo Day! Records, outro especializado no estilo shima-uta. Apesar da mudança em sua direção musical, Kosuke continuou a pôr técnicas vocais específicas de shima-uta em seus trabalhos, oferecendo uma mescla de estilos musicais próxima a sua maior inspiração, Hajime Chitose.

Materia foi reconhecido como um álbum experimental no qual Kosuke fez covers de artistas como Mariah Carey e Yamazaki Masayoshi. No entanto, alguns dos fãs do começo de sua carreira estiveram decepcionados pela mudança súbita que a música dele tomou, mas com essa mudança veio um novo público. Com 7000 cópias vendidas, Materia tornou-se o quinto álbum pop independente mais vendido de 2005.

Com muitas gravadoras à procura de novos talentos por essa época, não foi surpresa alguma quando a Epic Records - uma ramificação da Sony Music - atraiu-se pelo talento de Kosuke. Com esse novo apoio, o primeiro single major dele, Sore zore ni, foi lançado em 2006. A influência de shima-uta voltou neste single, com a balada centrada fortemente neste estilo, ao contrário de seu último álbum. Apesar de uma promoção pesada nele, com shows ao vivo em lojas e participações em rádios, a popularidade de Kosuke no Japão ainda não estava segura. Surpreendentemente, talvez, o sucesso necessário para estabelecer jovens artistas vem de países vizinhos.

Sore zore ni recebeu um cover por um cantor de Hong Kong, Andy Lau, e foi usado para o filme Taiwanês "Rainbow Seven". Graças à sua boa aparência, Kosuke também estrelou no filme; outro passo promocional que ampliou sua popularidade no exterior. O segundo single dele foi lançado em junho, e é seu único single Double-A até agora.

A velocidade dos lançamentos de Kosuke não diminuiu, com o lançamento do seu primeiro mini álbum major, em outubro, o Natsukasha no shima, que oferece músicas novas e um dueto japonês/chinês com Hanxue, entitulado "Kioku -Last Forever-". Além disso, a Sony Music focou sua atenção em promover Kosuke fora do mercado japonês, particularmente para seus fãs em Taiwan, com o lançamento exclusivo e um álbum para seus fãs que falam chinês. Chung Dong Xin Xian incluiu alguns dos trabalhos anteriores dele junto com um cover de Wang Lee Hom. A compilação vendeu bem nas paradas da Ásia, alcançando o primeiro lugar no ranking da Yahoo Music em Taiwan. Em dezembro do mesmo ano, Kosuke viajou a Taipei e Kazan para se apresentar juntamente com Daniel Potter no evento Simple Life.

Em abril de 2007, Kosuke voltou ao Japão para o lançamento de seu terceiro single, Hana. A Epic Records, vendo o sucesso que o jovem artista conquistou no exterior, atraiu a atenção da mídia quando foi anunciado ao público que Moriyama Naotaro seria o compositor da faixa título do single. Até hoje este foi o single mais popular de Kosuke, vendendo mais de 34 000 cópias e alcançando a 20a posição nas paradas da Oricon.

O primeiro full álbum do artista saiu em julho de 2007, incluindo as faixas dos singles que foram lançadas desde seu lançamento como artista major. A primeira turnê dele também acontece em setembro.