ASP foi formado em 1999 na alemanha, banda de Härte/Alternative Rock, por Alexander Frank Spreng (aka ‘Asp’) e Matthias Ambré, produzindo os seus primeiros 3 CD demo mais tarde no mesmo ano. No ano seguinte, assinaram contrato com a editora, que lançou o primeiro álbum da banda "Vermisst Hast Du Mich?“, Bem como a primeira performance ao vivo da banda, no "Festival Gothicworld" (tendo acrescentado um baixista, baterista e uma seção de coro para o line-up).
Os três anos seguintes, viram o lançamento de mais dois álbuns “Duett" e "Weltunter", que, junto com o de estréia, formaram a série de álbuns "Der schwarze Schmetterling" (The Butterfly Black). ASP também se tornou um acto popular ao vivo ao longo destes anos, aparecendo regularmente em festivais de grande visibilidade.
A banda sofreu algumas dificuldades em 2004, com a falência da distribuidora ALE, embora os seus discos foram reeditados mais tarde naquele ano, juntamente com o “Provisório Works Compendium”, uma coleção de raridades 2CD ASP, bem como faixas selecionadas de seus três álbuns até à data. Outra seqüência de datas ao vivo levou-os através do lançamento de “Aus der Tiefe, em Maio de 2005, a quarta parte da série "Der schwarze Schmetterling". Requiembryo A quinta parte seguiu em 2007.
O ano de 2008 viu o lançamento de três novos álbuns. Primeiro, um best of “Horror Vacui” foi lançado em fevereiro. Isto foi seguido por uma turnê na Europa. No final de agosto, a banda lançou Zaubererbruder Der Krabat-Liederzyklus, um álbum baseado na lenda Krabat Sorbian. A gravação ao vivo Akoasma está disponível desde Dezembro de 2008.
A banda lançou seu primeiro DVD em agosto de 2009, intitulada Von Zaubererbrüdern .